25 de jul de 2011

Dermatite Atópica. Hãã?


Foi a primeira coisa que exclamei, quando a dermatologista Dra. Giselle diagnosticou a pele da Emily com Dermatite Atópica.

A Emily, após alguns dias do nascimento, surgiu uma irritação na pele dela, áreas com aspecto mais grosso e avermelhado (mãos, coxas, bochechas) e até algumas áreas esbranquiçadas (tórax, coxa), a não ser por essas áreas esbranquiçadas, imaginei que fosse o chato "brotoejo", e com o passar dos dias, meses, ao contrário do que geralmente acontece com o brotoejo, não passou e persistiu...

Quando passei a ter a oportunidade de levá-la ao pediatra, ele falou que poderia ser algo a ser mudado na minha conduta, então recomendou que:

- O banho não fosse muito quente (mas eu já estava fazendo isso)
- Usar sabonete glicerinado (já estava usando o Granado Líquido)
- Dar banho em água corrente (nunca consegui dar banho na banheira, só no chuveiro comigo ou com o pai)
- Não usar cosmético nenhum (mas eu só utilizava colônia por cima da roupa)

Quando eu resolvi levá-la ao dermatologista e pude conhecer e ser atendida pela Dra. Giselle. Ela, uma dermatologista muito competente deu uma explicação maravilhosa sobre essa doença de pele.

E juntamente com os meus estudos/pesquisas, pude entender bem do que se trata.


 Afinal o que é Dermatite Atópica?

É  uma inflamação crónica nas camadas superficiais da pele e costuma afetar indivíduos que têm rinitie alérgica ou asma, ou então familiares com estas doenças. (ai que foi matado a charada, o preto teve bronquite e eu tenho leve renite alérgica, se a Emily tem renite alérgica ainda não sabemos. Como pode né?)
Os afetados por dermatite atópica costumam apresentar muitas outras perturbações alérgicas. Não é evidente a sua relação com a dermatite: algumas pessoas podem ter uma tendência hereditária para produzir uma quantidade excessiva de anticorpos, como a imunoglobulina E, em resposta a estímulos diferentes, alguma deficiência no mecanismo de hidratação natural da pele. 
Muitas doenças podem piorar a dermatite atópica, incluindo o stress emocional, as variações de temperatura e de humidade, as infecções bacterianas da pele e o contato com peças de vestuário irritantes (especialmente a lã). Em algumas crianças pequenas, as alergias alimentares podem provocar dermatite atópica.
E quais são os sintomas?
Em alguns casos a dermatite atópica surge nos primeiros meses de vida. Os bebês podem desenvolver lesões vermelhas e com crostas na cara, no couro cabeludo, na zona das fraldas, nas mãos, nos braços, nos pés ou nas pernas. Normalmente, a dermatite desaparece aos 3 ou 4 anos de idade, apesar de voltar a aparecer com frequência. Nas crianças mais crescidas e nos adultos, as lesões costumam apresentar-se (e reaparecer) numa determinada zona ou em qualquer outra região, especialmente na parte superior dos braços, na parte anterior dos cotovelos ou por trás dos joelhos.
Embora a cor, a intensidade e a localização das lesões possam variar, estas provocam sempre comichão. Esta leva a uma coceira incontrolável (graças a Deus, a Emily já não tem coceiras nos locais), que ativa um ciclo de pele grossa-coçar-erupção que piora o problema. Coçar e esfregar a pele também a podem danificar, permitindo a proliferação de bactérias e provocando infecções.
Por razões desconhecidas, os indivíduos com dermatite atópica de curso prolongado, desenvolvem por vezes cataratas entre os 20 e os 30 anos de idade. Nos que sofrem de dermatite atópica, o herpes simples, que normalmente afecta uma pequena zona e é ligeiro, pode provocar uma doença grave com eczema e muita febre.
É de fácil diagnóstico?
Podem ser necessárias várias visitas até que o médico consiga fazer o diagnóstico. Não existe nenhuma análise para detectar a dermatite atópica. O médico faz o diagnóstico em função das características próprias das lesões e com frequência tem em conta a existência de possíveis alergias em outros membros da família (meu caso). Apesar de a dermatite atópica poder se parecer muito com a dermatite seborreica das crianças, os médicos têm de começar por diferenciá-las, pois as suas complicações e tratamento são diferentes.
Tem tratamento? O que estou fazendo para cuidar  da pele da Emily?
Não existe cura, mas certas medidas médicas podem ser benéficas. Evitar o contacto com as substâncias que já se sabe que irritam a pele pode prevenir a erupção.
As medidas que a Dra. Giselle passou para o caso da Emily foram as seguintes:
- Sabonete de Glicerina para o banho (estou utilizando)
- Óleo johnson baby no finalzinho do banho (ainda não comecei a fazer isso)
- Cetaphil Advanced ou Neutrogena Fórmula Norueguesa para o corpo. Passar no corpo após o banho e várias vezes ao dia. (encomendei o Neutrogena, está para chegar)
- Hidrocortisona 1% creme. Passar somente nas lesões da face e do corpo 2 vezes ao dia, por 7 dias e parar (comprei na Ultrafarma por R$5,00 e começarei a usar junto com o creme).
Está acontecendo isso com sua pequetucha(o) também??
Então não deixe de levá-la(o) a um dermatologista para que seja avaliado, diagnosticado e passe as medidas a serem tomadas no seu caso, em particular.
E nesse frio tudo piora, pele, imunidade, ou seja, sempre temos um problema com que se preocupar..rs

Finalizo o post com fotos recentes da minha bombonzinha. Uma excelente semana a todas(os)...



Dicas que eu recebi  após a publicação desse post quanto a dermatite atópica

- Pomada "Trok N" da Nay que foi diagnosticada com 19 anos, após muitos diagnósticos errados 
- Grupo ADDA (http://www.aada.org.br/), um grupo de apoio que possui palestras, encontros e atendimentos, tem em SP e em vários estados e cidades do Brasil

34 comentários:

  1. Olá Talita, tudo bem? meu filho também teve dermatite...
    o médico não soube explicar muito bem, ja dei várias coisas para o meu baby tomar, ja passei dois tipos de pomada e também uso hidratante.
    o ruim é que isso sempre volta =/
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como você está?
      E como está a dermatite do Otávio? Da Emily depois de tanto tempo está beeem complicada, acredito que seja devido o inverno.
      A dermatologista passou uma pomada com bx corticoide, mas estamos indo e vc?
      bjinhuus

      Excluir
  2. Talyyyy, q fotos mega fofos da bombom...hummm q delícia: eu e Erik queremos aperta-la.

    Faz alguns dias saiu no Erik pequenos pontos vermelhos tb e vou leva-lo na pediatra esta semana. Só tem um tiquinho na perna, mesmo assim, tb acho q no inverno essas coisas aparecem e eu tenho muito alergia na pele, infelizmente, e aí passei a dar banho com o mínimo de sabonte, mesmo glicerinado e hidrato bem a pele dele, porinquanto só isso e vou aguardar as orientações da pedi. Torce para ela descobrir, vai ser a primeira vez que vou conhece-la pq os outros pedi q fui, eu e marido nao gostamos.

    bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Ana, que saudade, como vc está?
      Estamos em uma fase complicada aqui com a dermatite, então voltei a esse post para reler e rever.
      E com o Erik os pontinhos vermelhos pararam, voltaram a aparecer?
      bjinhuuss

      Excluir
  3. ñ sei se isso vai te consolar, mas é melhor q apareça enquanto ela tá pequenininha. eu tenho dermatite e a minha não foi diagnosticada cedo, por isso ela ñ tem mais cura. é um tormento; já fui a TODOS os dermato daki, mas a opinião é unanime: ñ tem cura depois de adulta, só se fosse enquanto criança. Então agora é cuidar da emily e, no futuro próximo, ela nem vai saber q teve isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marthinha, tudo bem?
      Estamos em uma fase complicada aqui em casa com a dermatite atópica, mesmo sendo dignosticada previamente, acredito que essa foi uma das crises mais severas que tivemos até hoje..
      O dificil é segurar a Mimi com as coceiras, surgiram na barriga, atrás das pernas, axilas e até no dedo indicador.
      Como você já tem há algum tempo, o que faz para aliviar além das pomadas?
      Obrigada
      Bjinhuus

      Excluir
  4. Own, tadinha da Emily, mas sei que a mamãe dela é esperta e vai saber cuidar direitinho dela.
    As fotos estão lindas, cada dia mais fofinha!!
    Quanto a escrever pro blog dando dicas culturais pra mães e bebês que moram no RIo, adorei a ideia, obrigada pelo convite querida! Acho bacana começar depois que o meu bebê já estiver aqui do lado de fora, assim posso experimentar as sugestões e falar com mais propriedade sobre os eventos. Que tal? A gente combina! Beijinhos pra vcs duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarida, tudo bem?
      Passeando pelos posts antigos encontrei esse seu comentário, e me deu uma saudade..
      Vcs estão bem?
      Estive na sua cidade, lindaaa por sinal
      bjinhuus

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar e nem visto! Vou ficar atenta, obrigada!

    Que a emily se recupere logo desse probleminha.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiiie Anine, como você está?vcs né?
      Passeando pelos posts antigos, encontrei seu comentário e me deu uma saudadee...
      Me conte de vcs..
      bjinhuus

      Excluir
  6. Umas das coisas que eu mais gosto na blogosfera materna é que nos informamos sobre tudo mesmo né... RC já teve alergias quando recém-nascido por causa do calorão da época, usei cutizanol gel na época melhorou e graças a Desus e a alguns cuidados, até agora não voltou... E que pernocas gostosas hein bombonzinha?!? Dá uma vontade de morder neh... bjs!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    O Caio tem tb, ja tem um tempo que descobrimos. Fazemos tratamento com pomadas (berlison e desonida) hidratante Fisiogel e qdo ta ruim com Hixizine. Por enquanto ta td bem mas como vc sabe essa alergia vem e vai. Qualquer duvida me fala.
    bjs pra vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como você está? E como está a dermatite do Caio? Da Emily depois de tanto tempo está beeem complicada, acredito que seja devido o inverno. A dermatologista passou uma pomada com bx corticoide, mas estamos indo e vcs? bjinhuus

      Excluir
  8. Linda, linda sua bombonzinha..Eu tb me refiro ao meu baby q nem existe ainda a um bombonzinho (Somos tb um casal negro)..a sua é Gostosa d+..Parabéns..bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiiie Glauce, como vcs estão??
      Passeando pelos posts antigos, encontrei seu comentário e me deu uma saudadee...
      Me conte de vcs..
      bjinhuus

      Excluir
  9. oi florzinha!!!!!

    meu Deus como a emily ta fofa, da vontade de apertar rsrs

    Quando eu tiver um filho ele ou ela vai sofrer judiação, eu tenho rinite alergica, ja tive crises de bronquite que agora graçass a Deus faz tempo que não dá as caras, ou seja, sou toda bichada srrsrsrsrsrs

    mil bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiiie Lu, como você está? Passeando pelos posts antigos, encontrei seu comentário e me deu uma saudadee... Me conte de vc.. bjinhuus

      Excluir
  10. Olá tudo bem? Há um bom tempo sigo seu blog. Adoooroo! Vejo várias dicas e sempre observo caso ocorra algo parecido com a minha bebê. Começou a aparecer umas bolinhas nas costinhas e em alguns pontos do rosto, proximo a boquinha... Vou levá-la ao dermatologista caso persistam. O pediatra dela receitou Quadriderme (Passar nas bolinhas a noite durante 3 dias).
    Beijos e Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu fui diagnosticada com dermatite atópica aos 19 anos. Sempre tive muita facilidade em ter alergia de pele, sempre tinha coceiras, calombos, até com sarna um médico falou que eu estava (mas na verdade era da dermatite). Só diagnosticaram quando apareceram placas que descascavam, cocavam e rachavam (de ficar aquela linha vermelha) nas juntas, na pálpebra e no pescoço. Hoje sempre que começa alguma coceira uso a pomada Trok N, passa rapidinho. Ahhh tenho bronquite cronica!
    Tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nay, tudo bem? Estamos em uma fase complicada aqui em casa com a dermatite atópica, mesmo sendo dignosticada previamente, acredito que essa foi uma das crises mais severas que tivemos até hoje.. O dificil é segurar a Mimi com as coceiras, surgiram na barriga, atrás das pernas, axilas e até no dedo indicador. Como você já tem há algum tempo, o que faz para aliviar além das pomadas? Obrigada Bjinhuus

      Excluir
  12. Olá! Tenho uma menininha de 1 ano e 7 meses e que depois de aparecer muitas feridas por coceiras, manchas e irritação descobri que ela tem A Dermatite Atópica. Em algumas cidades há o AADA, é um grupo de apoio a pessoas com D.A. Eu sou de Goiânia e achei um grupo aqui, vale a pena tentar seja de onde você for.

    http://www.aada.org.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lindembergue, tudo bem? Estamos em uma fase complicada aqui em casa com a dermatite atópica, mesmo sendo dignosticada previamente, acredito que essa foi uma das crises mais severas que tivemos até hoje.. O dificil é segurar a Mimi com as coceiras, surgiram na barriga, atrás das pernas, axilas e até no dedo indicador. Como você já tem há algum tempo, o que faz para aliviar além das pomadas? Obrigada Bjinhuus

      Excluir
  13. Olá, que dó da sua bebê.
    Eu tenho dermatite atópica, minha primeira crise foi com 15 anos, e de vez enquando, qndo menos espero, ataca. Queima, coxa, pinica, esquenta. Terrível.
    Demorei para achar algo que me ajudava aliviar, mas para mim foi bom Acetato de Hidrocortisona. Não sei se é pediátrico, mas alivia bem.
    bjos bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine, tudo bem? Estamos em uma fase complicada aqui em casa com a dermatite atópica, mesmo sendo dignosticada previamente, acredito que essa foi uma das crises mais severas que tivemos até hoje.. O dificil é segurar a Mimi com as coceiras, surgiram na barriga, atrás das pernas, axilas e até no dedo indicador. Como você já tem há algum tempo, o que faz para aliviar além das pomadas? Obrigada Bjinhuus

      Excluir
  14. Eu tenho isso desde 2007 e me ataca forte no inverno, o frio e o uso de cobertores piora muito minha pele...

    ResponderExcluir
  15. oi, tenho 30 anos e sempre tive alergia atópica desde bebê. Sofro com isso até hoje, porque coça muito, parece que queima. Seu bebê deve sofrer, tadinha. Minhas alergias só pioraram com o tempo, hoje tenho alergia a chocolate, camarão, perfumer, metais, só posso usar roupa e algodão e tomar 1 banho morno por dia e etc. Que bom que vc já diagnoticou e trata para não piorar com o tempo, coisa que não aconteceu comigo =(
    abraços e felicidades

    ResponderExcluir
  16. eu tb tenho alergia desta forma cutanea ha bastante tempo, desde mto pequeno (hj tenho 29). Minha mae me levou em centenas de medicos especialistas no Brasil inteiro desde pequeno. Ja fiz milhares de tratamentos existentes porem ate hoje ainda tenho. A partir da adolescencia melhorou mto (hormonios influenciam tb, talvez).

    Posso aconselhar uma coisa: mto cuidado com o uso de cortisona (hidrocortisona, berlison ou minha fav Diprogenta) !!! uso prolongado traz estrias irreversiveis, ganho de peso etc, problemas de oleosidade ou ressecamento da pele e entupimento de poros, alem de ser algo meio paliativo e de curto prazo (porem na hora do sofrimento realmente traz grandes alivios).
    Abs,

    Bernardo

    ResponderExcluir
  17. Dermatite é um inferninho mesmo, fui diagnosticada pequena, nao era tao braba, mas é persistente, os médicos falavam que quando eu entrasse na puberdade melhoraria, mas olha, tenho 17 agora é continua uma droga, tem q tomar muito cuidado com a tua garota, quando eu era menor, 12 anos + ou -, eu ficava muito nervosa com isso, e me coçava mais, e apareciam umas feridas feias, tive problemas de auto-estima e tals..
    Sobre remedios, e aquela coisa, ja experimentei 1001 pomadas, aqui eu mais pras feridas é desonol, e quando eu tenho uma crise mais forte, um comprimido hixizine.. O tenso do desonol é que o uso continuo também faz mal.. Tudo uma droga mesmo.. O que é bom também sao atividades q mantenham com a mente ocupada, sai de um emprego há pouco tempo, e percebi que as crises sao mais constantes quando tu nao faz nada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Didi, tudo bem? Estamos em uma fase complicada aqui em casa com a dermatite atópica, mesmo sendo dignosticada previamente, acredito que essa foi uma das crises mais severas que tivemos até hoje.. O dificil é segurar a Mimi com as coceiras, surgiram na barriga, atrás das pernas, axilas e até no dedo indicador. Como você já tem há algum tempo, o que faz para aliviar além das pomadas? Obrigada Bjinhuus

      Excluir
  18. oi,tudo bem.meu filho tem eczema apareceu com semanas.piouru de tal maneira que quase chegou a acepicemia nao sei se escreve assim,teve alergia a quase todo tipo de comida .levei a um medico em juiz de fora minas gerais um dos melhores alergista em minas.ele receitou uma vacina nikkovac e um antihistamina zetitec ele melhorou quase 90 por cento ate pode comer um pao o nome dele ricardo berdinelli rua marechal teodoro 566 centro

    ResponderExcluir
  19. Manu de 1ano e 7 meses, também esta com dermatite. Em dias quentes aparecem mais ela coça muito. A dermatologista passou a pomada Desonida0,5 mg/g e para hidratar Nivea baby. Vou comprar o óleo Johnson para ver se melhora a pele. Essa dermatite apareceu Manu tinha uns 7 meses de idade. Já estou pensando no verão, já que o dela aparece mais em dias quentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como você está? E como está a dermatite da Manu? Da Emily depois de tanto tempo está beeem complicada, acredito que seja devido o inverno. A dermatologista passou uma pomada com bx corticoide, mas estamos indo e vc? No verão nem tanto, mas no inverno nossa..

      Excluir
  20. Tenho 20 anos tenho renite e sinusite alérgica desde os 3 meses, não posso nem com desodorante, em mim a dermatite atingiu a face a ardência e a coceira era demais, o que resolveu no meu caso foi a pomada acetato de hidrocortisona, perfeita, acredite eu vi o resultado imediato, a minha pele descamava, o alivio foi imediato, preço em conta e anti alérgico, muito bom recomendo.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Boa tarde !
    Meu filho de 2 meses esta com Dermatite e esta me preocupando demais, levei ao PE e ele disse q era dermatite, ele deu no couro cabeludo, a principio pensei q fosse caspa, so q estava com muita crostinha . passava oleo Jonhson e nada.. Foi quando levei imediatamente ao Pediatra e disse q seria Dermatite. Ele passou uma pomadinha com hidrocortisona (berlison) o cabelinho dele caiu muito na frente esta com peladeira (vago) eu queria algumas dicas .. Obrigada !!

    ResponderExcluir

4 anos de blog? Uau!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 3 anos. Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
Seja bem vindo ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique a vontade para comentar.
Te aguardamos!!

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.