9 de set de 2011

Checklist - detalhes para a festa dos pequetuchos!!

Olá mamães festeiras, chegamos ao final de mais uma semana. E aqui no Dona Mocinha, o assunto "festa de aniversário" deu o que falar...

Algumas mães se decidindo, outras já decididas, outras ficaram ainda mais em dúvidas e por ai vai...

Relembrando:
2º feira - Falamos sobre os tipos de festas a fazer/contratar (Local da Festa) - Buffet Infantil x Buffet à Domicílio x Buffet La Mama
4º feira - Decidimos o tema e o tipo de decoração da festa.

Acredito que essas decisões são as mais importantes e essenciais para o andamento do restante. Mas não para  por ai não, ainda há muito para definirmos. Procurei, procurei e procurei um planejamento de festa de aniversário infantil bem completo. Então vamos lá, vou falar sobre como programar uma festa e em seguida falarei o que defini da festa da Emily, tudo bem?



1 - Data, horário e local - para definir estes itens deve-se considerar a época do ano em que ocorrerá a festa, por exemplo, uma festa no inverno deve ser feita durante o dia. Considere também o horário que seu filho costuma dormir, para que ele aproveite a festa e não fique sonolento.

  • Dona Mocinha

Data: como o aniversário da Emily cairá em uma 3º feira, penso fazer a festa no sábado seguinte, aliás fazer antes da azar não é?kkkkk (brincadeira, nem acredito nessas coisas..rs)
Horário: estou decidindo ainda, mas provavelmente será das 16h as 20h.
Local: Salão de Festas do Condomínio



2 - Lista e quantidade de convidados - o ideal é convidar a família e os amigos mais próximos, mas tome cuidado uma lista muito extensa pode encarecer muito a sua festa.
  • Dona Mocinha

Nossa, essa parte é a que mais está me doendo, além do mais se nós estendermos a lista realmente vai ficar muito cara a festa, ou seja, prejuízo total aos bolsos..rs. Então serão 50 convidados e ponto. 

A minha referência está sendo família, amigos que tem filhos e enfermeiras do hospital que participaram do parto e presenciaram tudo que passei. Agora imagine a dificuldade que eu estou tendo de equilibrar isso tudo em 50 pessoas?

Já estou triste, pois provavelmente ficará pessoas queridas de fora, inclusive daqui do blog e redes sociais, mas tudo bem, vocês me entendem né?

3- Tema da festa e Tipo de Decoração- Acho muito particular a escolha do tema. Tem crianças que desde pequenas gostam de um desenho, de um personagem, e temos que levar em conta isso, mesmo que já enjoamos do desenho...rs.  (para quem perdeu, o post anterior a esse fala sobre temas e têm algumas sugestões)



    • Dona Mocinha

    Escolhi a decoração no Estilo Provençal, tipo meu sonho sabe?rs. E o tema estou aqui me corroendo para contar o tema para vocês, mas eu sei que vou conseguir manter esse segredo, até quando não sei..rs.




    4 - Convite - sempre de acordo com o tema, ou pode ser uma foto de seu filho com os dizeres atrás.

    • Dona Mocinha

    Nem comecei a pensar nisso acreditam?Será que estou atrasada? Bom, essa tarefa de criar os convites ficará por conta do pretinho...


    5 - Alimentação - em primeiro lugar deve-se considerar o horário da festa para se decidir o que será servido, se uma refeição ou um coquetel. No verão, mesmo que a festa seja á noite, um coquetel cai muito bem, pois nesta época do ano as pessoas comem menos. Se optar pelo jantar, pense num cardápio leve, pois ainda terão os doces e o bolo.

    6 - Bolo e docinhos - numa festa infantil o bolo de chocolate é o que sai melhor, calcule uma média de 100 gramas por pessoa e os docinhos + ou - 6 por pessoa. Encomende numa doceria ou boleira de confiança e com no mínimo 20 dias de antecedência. [isso no caso do Buffet La Mama]

    7 - Decoração do ambiente e das mesas do bolo e dos presentes - se você for contratar uma empresa para fazer a decoração, escolha uma de confiança. Os enfeites de espuma são os mais bonitos [adorei a ideia]. Coloque muitos balões, eles é que deixam a decoração mais bonita.

    • Dona Mocinha

    Bom, vamos lá. Vou contar a vocês o "pacotão dos deuses" que contratei..

    RETIRADO POIS ACABEI NÃO CONTRATANDO, MUDEI DE IDEIA E FIZ O BUFFET LA MAMA
    • Dona Mocinha

    Fui pela quantidade e idade das crianças, como a maioria na festa da Emily será bebê, a recreação mais viável será a piscina de bolinha.
    Mas lembram que no post de 2º feira eu citei “...reservei a piscina de bolinha e escorregador. Mas se a grana sobrar vou querer montar um espaço bebê, já estou com umas ideias, mas também é segredo para contar 6º feira...”. Lembram?
    E a ideia se consumou..rs. Contratei uma empresa bem bacana (Caixa da Alegria) para fazer “o cantinho dos bebês”, são tatâmes que formam um tapete, com brinquedos de tamanhos diversos e ainda vem uma monitora (eita coisa linda)..rs.

    9 -Música Ambiente - festas muito barulhentas cansam muito a criança, o ideal é que a música seja ambiente, em volume moderado, e se o local for pequeno quando a maioria dos convidados chegarem desligue. Vale ressaltar que a música deve ser do gosto do anivrsariante e não dos pais.

    • Dona Mocinha

    Puts, nem pensei nisso ainda. Mas nada que uma galinha pintadinha, cocoricó, patati patatá não resolva..rsrs. Alguma outra sugestão?rs.

    10 - Lembrancinhas- é de costume oferecer sacolinhas surpresas ás crianças convidadas, nelas são colocados brinquedos e doces, que devem ser adequados á idade deles. Algumas pessoas vêm adotando a idéia de se dar uma lembrancinha para cada convidado, pode ser uma trufa, um pão de mel, ou bombons. Lembre-se que estas devem ser entregues quando o convidado estiver de saída.
    Outra idéia interessante é oferecer, principalmente no aniversário de uma ano, uma foto de seu filho com a data do aniversário impressa, para que as pessoas guardem de recordação.

    • Dona Mocinha

    Hummm, estou na dúvida quanto a lembrancinha também. Eu queria fazer algo que poderia ser útil depois ao convidado ou a criança. Ou como a sugestão acima trufas, pão de mel. E o preto personaliza...rs

    11 - Fotografia e Filmagem - Isso eu quero e muito, e para minha surpresa uma amiga especial que conheci no mundo virtual quando ainda era tentante , a Renata Liberato, se prontificou a fazer o book da Emily e fotografar o aniversário dela, estou tão feliz, muito mesmo, pois era uma coisa que estava me preocupando.



    Estes são os passos mais importantes que não podem faltar, depois é só se divetir.

    4 comentários:

    1. Você está de parabéns Taly! É bom preparar a festa com bastante antecedência para não atropelar as coisas e faltar um ou outro detalhe no final.
      Eu ainda nem me decidi onde vou fazer a festa do Antony, acredita?
      Mas estou na pesquisa de vários buffet infantis... A ideia da Fazendinha vai ter que ficar mais pra frente, para que as crianças curtam melhor...
      Achei muito linda a decoração provençal! Parabéns!

      ResponderExcluir
    2. Roberta Freire09/09/2011 11:26

      Ai Taly!!! Tb quero esse pacote que contratou. Me passa o contato pra ver o que consigo, por favor?? A festa será feita no salão do condomínio de minha cunhada em SP. A decoração, como disse, acho que nenhuma empresa fará, mas só de fazer os balões já me ajudará bastante.

      ResponderExcluir
    3. Aí preciso fazer esse check list logo... Tá tudo perdido por aqui!

      Mas já me decidi pelo La Mama mesmo... no meu caso sai mais em conta!!

      Boa sorte para nós..rs

      Bjos!!!

      ResponderExcluir
    4. Taly vc é muito organizada amiga, quero ser como vc quando crescer...rs
      e que bom que conseguiu fotógrafa, nossa, vc vai ver que diferença faz ter um profissional tirando fotos desse momento mais que especial!!!
      e fala o tema muié, não me deixe curiosa...rs
      bjs

      ResponderExcluir

    4 anos de blog? Uau!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 3 anos. Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
    Seja bem vindo ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique a vontade para comentar.
    Te aguardamos!!

    Os artigos desse blog são de direito reservado.
    Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
    Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.