14 de abr de 2010

Acompanhamento dos ciclos menstruais


 

Para qualquer casal que esteja  tentando engravidar, nada é mais importante do que saber aproveitar o "momento certo". Uma vez que a mulher só pode engravidar em determinados dias do mês, é importante saber quais são.

  • funcionamento do ciclo da mulher
  • previsão da ovulação 
  • outros fatos sobre a sincronização temporal

Funcionamento do ciclo da mulher

Um ciclo menstrual médio dura 28 dias. Tomando isto como ponto de partida:
1.º dia
O dia em que começa o período da mulher.
14.º dia
O dia em que a mulher ovula, ou seja, liberta um óvulo. É neste dia que a mulher está mais fértil.
24 horas
O período de tempo durante o qual um óvulo é viável – pode ser fertilizado – após a ovulação.
Ciclo
O período de tempo entre o dia em que a menstruação começa até ao dia anterior da menstruação seguinte.

Nem todas as mulheres têm um ciclo de 28 dias. É aconselhável anotar a duração exata do seu ciclo. Se a duração do ciclo variar significativamente de mês para mês, deve pedir ao seu médico para investigar a causa desse fenomeno.
Previsão da ovulação
Determinar com exatidão o momento em que a mulher liberta um óvulo (ovula) é o primeiro passo para melhorar as probabilidades de concepção. A ovulação pode ocorrer no 14.º dia, mas também pode acontecer uns dias mais cedo ou mais tarde, ou não acontecer. Em regra, entre o dia da ovulação e o dia em que começa o novo ciclo decorrem 14 dias. Desta forma, se o ciclo de uma mulher for de 30 dias e não de 28 dias, a ovulação poderá ocorrer no 16.º dia e não no 14.º dia.


Outros fatos sobre a sincronização temporal
Para engravidar, uma mulher tem de ter relações sexuais durante o seu período mais fértil e a ejaculação tem de ocorrer no interior da vagina.  Uma vez que a mulher poderá não ovular exatamente no 14.º dia, faz sentido ter relações sexuais nos 10.º, 12.º, 14.º e 16.º dias do ciclo. O casal deve manter relações sexuais em dias intercalados e não todos os dias durante o período fértil da mulher para garantir a existência de esperma suficiente. Este conselho deriva do fato de, para os homens com baixa contagem de espermatozóides, as relações sexuais diárias poderem reduzir ainda mais essa contagem e, consequentemente, reduzir as probabilidades de fertilização. Além disso, o fato de não ter relações sexuais todos os dias não significa que o casal estará a desperdiçar oportunidades, pois os espermatozóides sobrevivem durante 48 horas após o coito, embora o óvulo tenha de ser fertilizado em 24 horas.  (O muco cervical também funciona como uma espécie de “zona tampão”, assegurando que o esperma depositado na vagina durante as relações sexuais passa através do mesmo de forma gradual e não de uma só vez.)
Por outro lado, não é necessariamente vantajoso para os homens criarem “reservas” de esperma antes da tentativa de engravidar. Dois dias de abstinência antes de uma tentativa de engravidar serão suficientes para assegurar uma boa quantidade de espermatozóides móveis num homem fértil.
Importante não esquecer que o fato de uma mulher ovular no 14.º dia do ciclo num determinado mês não significa necessariamente que o mesmo irá acontecer no ciclo seguinte.
Algumas mulheres percebem que estão ovulando devido às alterações no seu corpo – as dores (cãibras) abdominais e/ou um corrimento vaginal (do muco cervical) diferente, abundante, filante (elástico) e transparente são, em geral, indicadores da ovulação. Existem diversos produtos, tais como kits de testes de ovulação ou termometros para a temperatura basal, que podem ajudar a mulher a prever com mais exatidão o seu período mais fértil. 
As mulheres não devem recorrer a lavagens vaginais ou lubrificantes imediatamente antes das relações sexuais para melhorarem as probabilidades de fertilização.
"Existem lubrificantes que sao feito especialmente pra ajudar na fertilizcao, eles nao matam os espermatozoides da mesma forma como um normal. Tambem li num outro forum q uma medica disse q se o homen fica cerca de 15 min com o notebook no colo, ja mata milhoes dos espermatozoides, entao nao deixem seus maridos usarem o laptop no colo, nao faz bem"

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olla Cássia...me passe o endereço do seu blog para eu dar uma espiada...
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. ola, sou irma da cássia (cássia noronha q esta te seguindo aki te conhece do forum)ela passou seu blog pra eu seguir, faz uma visitinha no meu e se quiser fazer parte do meu grupo de amigos fica avontade e seja bem vinda bjim

    ResponderExcluir
  4. Taly, vc me encorajou a liberar o acesso do meu baby blog!! rsrsr Dei uma limpadinha nele pq estava usando como diário.. salvei os posts diários e recomecei em formato blog heheh
    passa lá:
    http://nos2emais.blogspot.com/
    bjinhos!

    ResponderExcluir
  5. Amiga... eu já encuquei muito com essas dtata e tal, agora decidi mesmo deixar rolar.. ainda que tnho somp e isso de nada aianta p mim..afff...
    Boa sorte nos treinos flor.. e que nossos babys venham logoo!!!

    Ahh.. adorei teu bloguinho tb viu... vou te seguir ok??

    Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Taly...a Lydia Silveira é minha irmã...a que comentou aqui em cima...eu passei seu blog pra ela te seguir tb tah...
    bjinhosss

    ResponderExcluir

4 anos de blog? Uau!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 3 anos. Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
Seja bem vindo ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique a vontade para comentar.
Te aguardamos!!

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.