1 de jun de 2013

Falando e aprendendo sobre alimentação infantil com a centenária Mead Johnson e celebridades!!!

Já sei vocês não estão entendendo nada não é mesmo?
Qual seria a relação entre a empresa centenária Mead Johnson Nutrition x CelebridadesDona Mocinha??

O nosso cantinho “Dona Mocinha” (que se estende a todas vocês leitores (as) que habitualmente marcam presença por aqui) foi convidado para estar presente no Evento da Mead Johnson Nutrition.

Empresa que com certeza verei com outros olhos desde então, olhem só que forma humanizada que surgiu essa empresa. 

Edward Mead Johnson (também um dos fundadores da Johnson & Johnson)  tinha um filho com necessidades nutricionais especiais, desde então desenvolveu fórmulas que adequasse e atendesse as necessidades de seu filho e assim, há 100 anos Mead Johnson está no mercado e no ramo e com certeza suprindo muitas famílias. Entre os produtos mais conhecidos e populares estão a Sustagem. Produto que eu em pessoa consumi entre os meus 5 primeiros anos de vida para complementar minha alimentação, que na época tinha defasagem pois não tinha deficiência na absorção de nutrientes. O mesmo problema que aconteceu quando a Emily nasceu (quer saber mais detalhes?)

No evento de 3ºfeira (28/maio), o evento teve como objetivo de apresentar os benefícios do DHA no desenvolvimento infantil. E teve presença do médico Dr. Mario Falcão (pediatra, nutrólogo e assessor médico da Mead Johnson Nutrition), pediatra Dr. Marcelo Rebeisheid que conduziu maravilhosamente a palestra junto com a jornalista Rosana Jatobá (mãe dos gêmeos Lara e Benjamim) e a lindíssima, falante mãe de Pietro, das gêmeas Antonia e Sofia e atriz Giovanna Antonelli. 


Agora que vocês já entenderam a relação entre Mead Johnson x Celebridades x Dona Mocinha, vamos falar sobre o tal DHA e os benefícios. Afinal preciso confessar, fiquei de queixo caído com tamanhos benefícios do tal DHA e mega ansiosa pra vir compartilhar com vocês tudo que eu e meu braço direito Jane absorvemos sobre o famosinho já citado.

Vamos ao DHA?

O DHA é um lipídio (gordura), que as crianças não conseguem produzir nas quantidades necessárias. Ele é considerado um neuronutriente importante para favorecer o desenvolvimento mental. Formalmente, é conhecido como ácido docohexaenoico (e é assim que você encontrará nas embalagens de composto lácteo).
O cérebro do bebê começa a ser formado já na barriga da mãe com 25 dias de vida e termina com 9 meses. E ele não para de crescer! Aos 5 anos de idade, ele se desenvolve 85% do tamanho total e o DHA é parte fundamental para favorecer este desenvolvimento.
Ele atua na formação do cérebro, auxiliando os neurônios a dar respostas mais rápidas. Seu efeito é o de potencializar o desenvolvimento mental, atuando principalmente na memória, concentração e aprendizagem de crianças até 5 anos. “O pico de desenvolvimento das funções cognitivas das crianças ocorre até os 5 anos quando 85% do cérebro está formado. A complementação do DHA propicia a criança a chegar no seu melhor desempenho”, reforçou o pediatra Dr. Marcelo Rebeisheid durante a sua apresentação.
Resumidamente, o DHA é um nutriente que favorece o desenvolvimento mental apoiando concentração, memória e aprendizagem.
Agora vocês devem estar se perguntando, e quais são as principais fontes para obter o DHA não é mesmo?
Então ai vai à resposta
O leite materno é rico em DHA. “Nada substitui a amamentação e a mãe deve ter alimentação equilibrada”, explicou Dr. Marcelo Rebeisheid. As fontes de DHA são o leite materno e os peixes de águas profundas, como salmão, bacalhau, sardinha, bagre e atum. “O DHA é tão importante que a recomendação de órgãos internacionais é que o consumo diário mínimo seja de 70 mg. Essa quantidade requer um consumo diário destes peixes, o que não faz parte dos hábitos alimentares da população brasileira.”
Outras formas:
- Gestação: tomando ácido fólico e óleo de bacalhau
- Aleitamento Materno: desde que a mãe receba uma dieta equilíbrada e rica em DHA, ou seja, ácido fólico, peixes de águas frias e profundas como salmão, sardinha, bacalhau, atum e bagre e   em fórmulas e compostos lácteos enriquecidos com DHA e ARA.

#Curiosidades
Especialistas recomendam ingestão mínima de 70mg por dia. 
Então vamos lá:
Salmão e Atum: são os peixes que possuem maior concentração de DHA, a cada 100g possuem entre 1200 à 1800mg.
Sardinha: 870mg,
Frangos, Carnes: apenas 1mg (em média)

E atentas ao odor do peixe? Quando possui odor, tem DHA, quando não tem, sem ou pouca dosagem de DHA.

Então bora rechear nossas dietas com peixes e com odor mais forte possível? A forma de preparo não importa, rsrs.. 

Mais uma curiosidade!!
Olhem a diferença entre Leite de Vaca e Fórmula infantil Enfagrow


 #Benefícios

Ai vem a boa notícia, o DHA não será só benéfico para as crianças nos primeiros 5 anos, os maiores benefícios é nesse período sim, mas para cada idade, o mesmo trará benefícios diferentes.

Para bebês e crianças: O Leite Materno como explicamos é rico em DHA e para os bebês acima de 6 meses que entrarem na fórmula infantil, podem procurar as fórmulas que são ricas em DHA, como o Enfagrow. Mas antes de trocar ou começar com qualquer fórmula infantil, converse com seu pediatra.

Adultos: Ele ajuda na pele, na memória, na prevenção de doenças como Alzheimer e na saúde de modo geral. O consumo de peixe e as cápsulas de Ômega 3 é uma ótima saída, enquanto não chega no Brasil as cápsulas de DHA.

Claro que não será apenas o DHA que fará todo o trabalho, sendo extremamente importante também ter uma alimentação saudável, a ingestão de outros nutrientes e a somatização dos estímulos sensoriais na escola e outros.

E esse é o novo produto/fórmula desenvolvida pela Mead Johnson, o Enfagrow. Rico em:
DHA - favorece desenvolvimento mental e visual
Ferro - favorece desenvolvimento de concentração
Iodo - apoia as funcionalidades cerebrais
Zinco - apoia as funcionalidades do Sistema Nervoso
Colina - apóia a memória

 #Fotos
E não é que fomos parar no site do MSN? #adoramos







Eu, Caterina (Advogada Jurídica) e Daniela Degani (Diretora de Marketing da Mead Johnson)
  
Eu e Janokita (braço direito) 



O post ficou um tantinho longo né? Mas tentar fazer o resumo de tudo com certeza deixaria de passar informações mega importantes.
Essa semana marcarei consulta com a lindíssima Dra. Simone (Pediatra) e claro que não deixarei de contar os detalhes para vocês.

 Bjinhus em todas vocês
 

Um comentário:

  1. Nossa eu fui neste evento e não te conhecia... Adorei
    Bjs
    Vivi e isaac

    ResponderExcluir

4 anos de blog? Uau!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 3 anos. Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
Seja bem vindo ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique a vontade para comentar.
Te aguardamos!!

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.