18 de out de 2011

A hora mudou e agora?


Ai que saudade estava do meu cantinho, acaba sendo um filho né?rs. Eu adorei dividir com a psicóloga Thaíla mais uma vez o Dona Mocinha, tem me ajudado bastante e espero que a vocês também. E 5º feira tem mais um post maravilhoso da Michele Mesnik.

Mas bora ao post de hoje??


Como mamãe de primeira viagem nata, pensei em tudo para os desafios do 1º ano da Emily (ou quase tudo? Está bem, confesso, tudo que foi possível..rs)

- trocar fraldas
- dar banho
- como preparar papinha
- inserção de frutinhas
- choros
- resfriados
- dentes
- pediatras
- ....
  • Mas quem disse que pensei em como lidar com o horário de verão?
  
 Nadica de nada, não passou pela minha cabeça nem de longe..rs. Na verdade fiquei sabendo da início do horário de verão no próprio dia de adiantar os ponteiros (relapsa será?kkkk). No domingo acordei as 8h36, mas que pela lógica na verdade era 9h36, enfim, eu nada perdida de natureza, piorei..rs.

Na 2º feira de manhã, Juliana Cavani fez a pergunta no facebook e me marcou na pergunta: "Como explicar pra um bb, no meu caso de nove meses e meio, que tudo agora vai acontecer 1 hora antes? Não explica, a mãe q se adapta, né?"

Logo de cara, pensei "Ah, tudo continua a mesma coisa", mas será?? Comecei a responder 3 vezes e apaguei a resposta ainda incompleta. Para tudo Talita, não sabe deixa, rs. E ainda "encafufada", resolvi ir atrás e descobri  que nem tudo é tão simples como eu estava achando, mas também nem tão complicado..rs.

Uma hora pode parecer pouco, mas ela pode afetar a rotina dos nossos pequenos e a nossa também, ainda mais para as mamães que seguem um cronograma certinho (que não é o meu caso) ou para as crianças maiores.

E uma notícia boa para quem gosta do horário de verão: esse horário de verão será o mais longo desde 1985, começou as 0h de domingo (16) e terminará somente dia 26 de fevereiro, com duração de 133 dias, hummm delicia e depois de longos 133 dias, bora se acostumar com o outro horário novamente..rs.
  • O que pode mudar?

- A principal é a alteração de sono (que para mim é o mais importante, já que eu odeio acordar cedo...rs). E pelo menos nesses primeiros dias pode ser mais difícil de fazer os pequenos dormirem e/ou eles podem acordar 1 hora mais cedo do que o habitual (olha a gravidade da coisa..kkkk)
- Comer uma hora antes do horário estipulado
- Entre outras mudanças. E essas irregularidades
- Mas também pode nos inspirar a passear, fazer comprar com os pequenos já que demora mais para escurecer.

Com as irregularidades, a tendência é que tanto nós mães, quanto os pequenos se sintam mais cansados durante o dia, menos atentos e mais irritados (mais irritada do que a Emily já é?? agora pronto!!!)

O bom é que o comum é que a adaptação dure até uma semana.

E olha que interessante: o corpo humano se prepara para acordar poucas horas antes do sol nascer, quando a temperatura começa a aumentar, e o hormônio cortisol (responsável por despertar você todas as manhãs) atinge seu pico no organismo. Quando se é obrigado a acordar mais cedo, essas reações ficam fora de sintonia.
  • Como amenizar os efeitos do novo horário

Para diminuir os efeitos da mudança, é recomendável que a adaptação aos novos horários de dormir e de comer sejam graduais - é inútil impor a nova rotina de uma vez, já que o organismo da criança não vai aceitar.

Quando o assunto é o sono, ele alerta que o ritual para dormir deve começar muito antes do que o comum. Se a criança dorme normalmente em 30 minutos, ela vai demorar mais enquanto se acostuma com o novo horário. Banhos quentes e massagens ajudam o seu filho a relaxar. Músicas calmas também. “É importante evitar alimentos pesados e estimulantes antes da hora de dormir, além de não incitar atividades físicas neste período.

Conversando com uma mãe de mais viagens ela me deu uma dica que achei muito interessante: ir atrasando aos poucos toda rotina de 15 em 15 minutos (lanche, almoço, jantar, banho) e A-D-O-R-E-I.
  • E aqui na casa das Donas Mocinhas, será que terá alguma alteração?

Pra falar a verdade, aqui em casa não tem nada de horários regrados, primeiro que os pais da criança (eu e o pretinho) nunca tiveram um horário regrado pra nada, e a Dona Emily (também conhecida como bombonzinha) por sua vez também não tem, cada semana ela tem um horário de acordar, mas infelizmente não passa das 9h.

Será que ela já está vivenciando o horário de verão fora de época?kkkk..

Mas agora falando sério, o despertar dela varia entre 7h - 9h e a partir daí começamos a rotina dela.

Porém tem uma coisa que sigo á risca desde que voltei do hospital: alimentação é exatamente de 3 em 3 horas, exceto os "anexos" como sucos, água. Ah, e o jantar não passa das 20h.

Então não é que deixamos ela sem rotina nenhuma, é que cada dia é traçada uma rotina, partindo do horário que ela acorda, e como cada semana ela tem um padrão de sono diferente, inclusive nos dias que saímos e ela fica acordadona, e é certo que ela dormirá até mais tarde no dia seguinte, então cada semana é uma aventura..rs.

Sendo assim, acredito que por aqui tudo continuará na mesma, se Deus quiser, nada de alterações com o temeroso "Horário de Verão".

E vocês já pensaram nas medidas que tomaram com a chegada dele: Horário de Verão??


2 comentários:

  1. Oi Taly, nossa nem me fale em saudade, eu mal coasigo postar e gradativamente vou visitando alguém aqui e ali, não da pra fazer tudo, eu não fazia ideia de como eu antes tinha tanto tempo livre kkkkkkkk.
    Também estou sofrendo com o horário de verão, ta tudo louco por aqui, ate postei sobre isso hoje.
    bjs e boa sorte pra vcs ai!!

    ResponderExcluir
  2. Rs, é agente nem pensa nisso, mas até que faz uma diferença sim. Ryan Caio é igual sua Bombonzinha, acorda entre 7 e 9 horas, depende do dia, e quando não tirao cochilo dee entre 13 e 15 hs da tarde, ele cochila as 17 ou 18 sem atrapalhar seu horario de dormir a noite (que é bem tarde, entre 21 e 22 hs) mas ontem ele cochilou as 19 hs, e só voltou a dormir as 23 e pouco. Ai, ai. Mas gostei da dica de ir atrasando as coisas de 15 em 15 minutos. Bjks!!!

    ResponderExcluir

4 anos de blog? Uau!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 3 anos. Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
Seja bem vindo ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique a vontade para comentar.
Te aguardamos!!

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.