Primeiros dentinhos??



Por que "catso" ninguém me avisou da loucura que é quando está para nascer os primeiros dentinhos dos nossos pequetuchos?

O máximo que eu tinha escutado pelo "mundo materno" (fóruns, facebook, twitter, amigas mamães) é que a criança fica "meia chatinha" e só..

Só??

Tenho minhas dúvidas se foi só isso ou se eu não me interessei muito pelo assunto ou até mesmo me achei uma super mãe e que lidaria fácil com essa situação..

Não está sendo fácil... (pronto, falei!!!).

Desde domingo a Emily tem ficado em um mal estar terrível, chora sem motivos, ou seja, alimentada, agasalhada, trocada, limpa e banhada. E mesmo assim, um choro sentido, de dor mesmo sabe?

Além disso tudo, o sono muito perturbado, acorda muitas vezes, tem se alimentado mal e as vezes quando já está cochilando, acorda em um choro terrível...e junto com tudo isso vem o meu desespero, além dos vários pontos de interrogações...

- Será mesmo os dentinhos? Quando nasce os primeiros dentrinhos?
- ... ou será que está começando uma gripe?
- Quais são os sintomas do nascimento deles (dos primeiros dentes)?
- Se for dentinhos o que devo fazer pra aliviar, tem algo a ser feito?
- Vou dar conta?
...e muitas e muitas dúvidas...

Então..como já sabem, procurei me informar melhor sobre o assunto...e olhem só

Primeiros sintomas
A fase inicial da dentição do bebê é usualmente caracterizada por um mal estar do bebê e por constantes choros de desconforto. Mesmo os dentes pequenos, quando rompem as gengivas podem tornar-se num processo doloroso, por isso não se admire se o seu bebê ficar um pouco irritado.
Os principais sintomas do aparecimento da primeira dentição incluem dores, gengivas inflamadas e sensíveis, face quente e vermelha, salivação abundante, o bebê pode apresentar assadura da fralda, os padrões de sono e da alimentação alteram-se como o surgir da perda de apetite, surge a vontade de morder objetos, bem como uma irritabilidade geral.

* A Emily tem apresentado todos os sintomas citados acima...mas agora a principal parte...o que fazer?

Como ajudar o seu bebê a aliviar as dores dos primeiros dentes? 
Converse com o pediatra acerca de opções alternativas como:

Anéis
Primeiro pode tentar um objeto para morder como um anel especial para calmar as gengivas irritadas. Deixe um ou dois no congelador. Com o frio do anel as gengivas anestesiam, e a dor diminuirá.
Existem também outros modelos de anéis com relevos diversos (rugosidades, estrias,…) aliviando com a massagem provocada nas gengivas. Este tipo de anel favorece a aparição dos dentes pois o bebê tem a tendência em mordê-lo.
Uma fralda de pano comum com a ponta embebida em água bem fria também será uma boa solução momentânea.

Distração
Mantenha o bebê distraído, pois manter o bebê entretido com algo, irá ajudá-lo a não ficar concentrado nas dores, por exemplo, uma aula de música, um brinquedo novo, um livro de sons, ou mesmo um passeio no jardim poderão ajudar.

Sono em dia
Certifique-se que o bebê descansa bastante. Se o bebê não descansar bem, com as dores ainda se vai tornar mais irritadiço. Caso o bebê não consiga dormir, converse com o pediatra para que ele lhe receite algum medicamento ou aconselhe outra solução. (amanhã ela terá a consulta mensal do pediatra, então nada de esquecer de perguntar ao pediatra).

Gel anestesiante
Umas massagens nas gengivas doridas com um gel específico à base de plantas, também ajudarão o bebê a acalmar momentaneamente. Este gel também pode colocar no anel de dentição, podendo fazê-lo diversas vezes ao dia. Alguns destes tipos de géis contêm uma pequena quantidade de açúcar por isso é essencial limpar as gengivas do bebê.

Paracetamol
O paracetamol para bebê poderá ser uma solução para aliviar as dores. Porém, guarde este tipo de solução quando nada mais houver a fazer, pois deve evitar-se ao máximo que o bebê ingira qualquer tipo de medicamento.

Gel anestésico
Um gel anestésico aquoso que evite as dores poderá resultar. O único senão é que este gel faz com que o bebê babe muito, por isso terá de estar sempre preparada com um pano debaixo do queixo do bebê para que ele não molhe a roupa.

Soluções homeopáticas
Nas farmácias homeopáticas existem diversos géis específicos, para acalmar as dores da primeira dentição do bebê, sobretudo à base de camomila, para esfregar nas gengivas e ajudar a aliviar as dores.

Outras sugesões
Podem ser feitas massagens no local irritado. Com o dedo indicador bem lavado e desinfectado, massageie a gengiva inchada. Em seguida, dê-lhe um pouco de água fresca. Esta massagem nas gengivas doridas pode ser feita com o gel anestésico. 

Uma boa solução momentânea é uma fralda de pano embebida em água bem fria e passar sobre a gengiva

Nunca! 
Nunca esfregue as gengivas do bebê com álcool! Antigamente esta era uma prática comum e muito errada, por isso nunca o faça.

Advertência
 Se a dentição da criança estiver para nascer, use o seu instinto para detetar outros problemas que possam ser a causa do mal-estar da criança. Às vezes atribui-se à dentição outros sintomas que podem indicar que a criança está doente, como febre, diarreias e vômitos. Consulte o seu médico e peça aconselhamento se durante a dentição do seu filho notar estes sintomas.


Quando eles costumam aparecer ??

Assim como a data do primeiro dente, a seqüência dos outros varia, mas em geral segue uma ordem: os da frente vêm antes do que os detrás, os de baixo nascem primeiro do que seus correspondentes de cima. Veja abaixo a data média do nascimento dos dentes de leite. 
6 meses
incisivos centrais inferiores
7 meses
incisivos laterais inferiores
7 meses e meio
incisivos centrais superiores
9 meses
incisivos laterais superiores
12 meses
primeiros molares inferiores
1 ano e 2 meses
primeiros molares superiores
1 ano e 4 meses
caninos inferiores
1 ano e meio
caninos superiores
1 ano e 8 meses
segundos molares inferiores
2 anos
segundos molares superiores

Eu não sei vocês, mas para mim, esclareceu bastante minhas dúvidas...agora é observar e colocar em prática..

E nada de esquecermos o carinho, o afeto, os beijinhos, tão importantes em alturas como esta. Nossos pequetuchos vão se sentir seguros e mais confortáveis, sabendo que não estão sozinhos..

Amanhã é dia de pediatra e como o Dr. Carlos é homeopata, acredito que terá bons conselhos para nos dar...

Espero que passe logo essa fase, que apesar de importante e marcante (coloca marcante nisso.rs) é muito doloroso ver a Emily sofrendo...

Eita mãe boba eu né?rs..
 

27 Comentários

  1. E apesar de alguns pediatras se recusarem a admitir, até febre podem dar. Mas é lindinho,não? beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. ounnn que dó da Emy tadinha...
    ooo Talyy tenho aki alguns convites da feira para o dia 9 de julho voce quer?

    bjinhosss e nosso encontro hein...bjusss

    ResponderExcluir
  3. Ver nossos bebês sofrerem é pessimo uma sensaçao terrivel de não poder fazer nada ja passei por uma fase da sanny qdo ficou internada nossa queria eu estar ali e não ela,apesar que com os dentinhos é uma fase que todos vao ter que passar tomare que passe bem rápido né ...bem que bebes deveriam não ter dor ir tudo pra mãe rsr tadinhos eles nem sabem falar o que ta acontecendo ...espero que logo logo passe essa fase da Emily se Deus quiser ..bjuss

    ResponderExcluir
  4. Aiii pecado!!!!
    Pobree Bombonzinha!!!

    Ainda não tenho bebês pra ajudar mas devemos sofrer juntas né?! Tadinhos!!!

    Beijokinhasss em vcs duas!!!

    ResponderExcluir
  5. Ai flor essa fase eh dificil mesmo, lembro dos meus o samuel foi que deu mais trabalho, teve febre, diarreia e ficava muito irritado o que eu usei muito foi camomilina, que eh um posinho que ajuda a aliviar a irritabilidade e nenedente pra passar na gengiva. O que uma amiga dentista me ensino eh vc pegar uma cenoura descascar e deixar na geladeira e oferecer a ela qdo estiver irritada. A cenoura eh durinha e ajuda a romper a gengiva pro nascimento dos dentinhos.

    Bjos.
    Angela Marin.

    ResponderExcluir
  6. Oi querida...eu te seguia com o meu outro blog...porem fiz outro agora para esse meu momento mais...digamos MAMÃE...rsrs...e eu gosto muito de vir aqui...te acompanho desde quando a sua Bombonzinha estava sendo gerada...alias ela esta muitooooo lindaaaaaa...parabens amada!!
    Que Deus continue abençoando sua familia...!!
    E agora estou por aqui novamente...e espero vc lah no meu cantinho tambem ok??
    bjo bjo bjo
    Fiquem com Jesus e que ele amenize os sintomas da Bombonzinha!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Taly! Tudo bem? Legal vc ter postado sobre os dentinhos! Os primeiros dentinhos do Antony começaram a nascer no dia do aniversário do Dudu...rs! Ele está bem dramático, vivo falando que vou coloca-lo pra "nascer" numa novela da Globo...rs! Com o Dudu funcionaram: os brinquedos gelados (porque era verão) e muita Camomilina C, uma cápsula ao dia, normalmente um pouco antes da soneca, pra ajudar a dormir... Também é importante ressaltar que a higienização é fundamental, com gaze, fraldinha, na farmácia vendem alguns tipos específicos de escova ou tipo um dedoche...
    Bom, com o Antony, eu procuro sempre dar um bom banho calmante, nada de comida muito ácida pra não piorar o cocô mole, cuidar com os choques térmicos típicos do inverno porque a imunidade cai quando começam a nascer os dentes (esses primeiros e os outros que virão). Bastante chá de camomila e erva-doce...rs! Pra ele e pra mim, porque as vezes a paciência tende a esgotar...
    Pra controlar um pouco a irritação, sempre carrego um brinquedo pra morder, ou se ele enjoa dos próprios brinquedos, pego uma colher de silicone que eu tenho da lilo, que é pequena e rechonchuda ele segura direitinho e morde que é uma beleza.
    Bom é isso!
    Quando tiver um tempinho, mande as fotos, rs!

    bjinhos e apertos na Emily!
    Sil

    ResponderExcluir
  8. Aí nem fala, por aqui o dente da Maricota também esta nascendo, o sintoma mais perceptivel é uma mega assadura, ela nunca teve uma agora ta super feia, e o intistino ta mais solto... To observando e tentando ver, pq ela não deixa tocar na boca dela...rs!!!

    Sorte e depois conta o que ajudou a amenizar...

    Bjão!

    ResponderExcluir
  9. Amiga, uma dica que tenho dado para todas as amigas: usar óleo de cebola. Vc põe numa frigideira, uma cebola cortada em rodelas no óleo em fogo baixo, até ela ficar transparente. Aí,é só coar esse óleo, colocar num pote fechado dentro da geladeira e usar várias vezes ao dia na gengiva do neném. É tiro e queda. Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Elias ainda vai fazer 5 meses mas já se encaixa nos sintomas dos primeiros dentinhos... vamos ver quando chegar a hora pra valer!! aff!!!

    Sorte por ai com a pequena fofa!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Ioana santiago05/07/2011, 13:42

    Oii Talyy...
    Tudo bem c/ vcs,meu Davizinho ja saiu os dentinhos,com 4 meses a gengiva ja estava bem inchada e quando completou 5 meses eles apontaram,os sintomas que notei foram:irritação,teve um pouco de diarreia nos dias que apontou o dente e choros bem dengosos,mas nao teve febre..a unica coisa que dei por uma semana + ou - foi um remedio chamado Camomilina C,são capsulas que se compra em farmacia mesmo e vc pode dissolver(abrir a capsula) no suco,leite,fruta ou até puro na colher c/ um pouco de agua pois nao tem gosto ruim...e notei que ele ficou mais tranquilo...agora e só aguardar os proximos dentinhos que virão...tadinhos....bjs..

    ResponderExcluir
  12. Então Taly, essa fase é punk mesmo, tbm fiz post sobre o assunto ha um tempo atrás, como algumas mamães já comentaram acima, a camomilina c foi o que mais nos ajudou, o pedi do RC receitou 2 capsulas por dia, então eu dava de manhã e a noite. Notei uma melhora apartir do terceiro dia de tratamento, ele tomou durante dez dias, tbm usei nenêdent, mas até agora nada de dentes. E de vez em quando meu filhote fica estressadinho e charãozinho tbm :(
    É de matar saber que estão sentindo dor e não a muita coisa que possamos fazer além de tentar confortá-los e orar pra que passe logo essa fase chata d+.
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  13. É amiga, muita coisa agente só aprende na prática mesmo....
    Por aki estou nessa mais uma vez, agora tá nascendo 1 em cima, na verdade 2, mais apenas um rasgou o outro ainda tá branquinho...... Mas foi esse porrinho desde a semana passada, e uma babação que toda hora tenho que trocar a camiseta.
    Bom aki eu uso o nenem dente, ele acalma e sempre depois da aplicação Miguel acaba dormindo.
    Pena que nunca consigo tirar fotinhas, pq o danado coloca sempre a língua em cima kkkkkkkkk

    bjs doces

    ResponderExcluir
  14. Tadinhaaa!!! eu não sei nada sobre esse assunto que ainda tá um pouco distante de mim... hehehe MAs já ouvi dizer que os pequenos sofrem bastante com os novos dentinhos!!
    Bjao

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus amiga, dói mesmo ver eles sofrendo, mas só de pensar que os 1ºs são só os 1ºs né.. ainda mtos virão pra atormentar nossos babys. O dóó!

    bjokas

    ResponderExcluir
  16. nossa que menininha mais espertinha ...
    jah com dentinhos ...Parabéns ....

    ResponderExcluir
  17. Há um mês eu juravaa que ia nascer os dentinhos da Lara,ela babava, andava me enjoada e a gengiva inchada, mas até agora nada!! A tua bombonzinha tá muito esperta *-*

    ResponderExcluir
  18. Amigaa Tbm gosto muito de vc e adorei o comentario,Ah eu nao me seguro pra morder o rique não eu mordo mesmo kkkk
    Agora falando dos dentes Meu Deus que chato né?
    O rique nasceu o primeiro com 5 meses,porém desde os 3 começaram os sintomas,ele não ficava chato não e ate hoje não fica ,Mas a imunidade abaixa e muito a pedi ja me explicou e por isso toda vez que vai nascer algum dentinho ele fica doentinho no primeiro ele ficou com pneumonia :( e os outros so gripe mesmo.
    Agora estão nascendo mais 2 em cima e advinha???Começo de pneumonia ...
    Mas eu sempre dei camomilina c no leite e ajuda mto e o bom é que é natural....
    bjinhosss

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga. Minha bebe já vai fazer 10 meses e até agora ela está banguela, rsrs. Dizem que é bom ne os dentes demorarem para nascer. Mas a gengiva dela já está meio inchada, mas eu creio que cada criança reage de uma forma, espero que com minha filha quando os dentes começarem a apontar seje mais tranquilo. Mas que deve incomdar e doer muito isso deve, pois rasga a gengiva ne.
    As vezes quando ela esta muito irritada eu passo nenedent, fica a dica.

    beijos

    Ana

    ResponderExcluir
  20. Ooowww meu Deus......tadinha da bombonzinha, tão novinha e já sofrendo, mas Emily veja o lado bom bonequinha, vc vai poder comer mais coisinhas gostosas tendo dentinhos, vai aumentar seu menu !!!!! rss

    bjusss e que logo passe essa fase !

    ResponderExcluir
  21. Ai tadinha da Emily, e de vc né amiga? Que esses dentinhos cresçam rapidinho pra passar logo essa fase! Bjinhos pra vcs duas!

    ResponderExcluir
  22. eita que emily ta linda!!!!
    por aqui nada de dentes,gengiva inchada,mas nada!to me preprarando pra noite mal dormida quando eles apontarem...rssssssssssssssss
    gostei das dicas, ja ta anotado e vamos tentando amenizar da melhor forma ne?bjinhos

    ResponderExcluir
  23. Eita fase complicada,né??
    Adorei o post e mais ainda o blog!
    Já estou seguindo e se puder retribuir, aguardo uma visita!!
    http://petitninos.blogspot.com
    bjos

    ResponderExcluir
  24. que lindo!! dentinhos *_*
    aqui o Bryan não teve nenhum sintoma com os dentes, acho que na época ficou com uma diarréia e só, eu usava camomila c para aliviar as dores.
    bjos

    ResponderExcluir
  25. Milha Mel ta passando por tudo isso, da dó, ontem ela mordeu tanto o mordedor que até saiu um pouco de sangue... Quase chorei de peninha da minha filhota...

    ResponderExcluir
  26. Nossa valeu as dicas vou colocar td em prática pq meu filho esta sofrendo muito.

    ResponderExcluir
  27. Nossa valeu as dicas vou colocar td em prática pq meu filho esta sofrendo muito.

    ResponderExcluir

----10 anos de blog? U-A-U!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 9 anos.
--Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
--Seja bem vindx ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique à vontade para comentar.

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.