Não sei dar banho na banheira e agora?


Uma das minhas confissões do post que publiquei no dia 20/07 Confessando Tudo, foi que eu não sei dar banho na Emily na banheira...

Não aprendi no hospital, como boa parte das mães. Quem aprendeu foi o preto, a enfermeira foi até o quarto e ensinou com uma boneca como se dava banho. Juro que fiquei atenta a cada detalhe...

Mas logo pensei "Uau, quanto trabalho, mas ela faz com tanta facilidade, de uma forma tão natural que deve ser só questão de prática". Apesar de a expressão do preto nessa foto, dando banho pela 1º vez não ser tão natural assim...ao chegar em casa realmente vi que era outraa realidade..kkk




1º banho do papai na Emily ainda no hospital



O primeiro banho que dei a Emily já estava com 2 meses, então seria mais fácil né? Negativooo..rs. 

Aquela coisa de:

- Segura a criança ao contrário e lave só a cabecinha e o rosto com a criança coberta com toalha ou fralda

- Nada de utilizar muito shampoo pra não sujar muita a água

- Depois tire a roupa fralda e lave sei lá que parte, blá, blá e por último o bumbum

- Ai entra meu desespero, que a água está ficando gelada, corre pra trocar logo

- Aquele neném esgorregando, correndo risco de afogar a cabeça da neném quando for lavar as costinhas e o bumbum


Que desespero...não dá, não dá!!

As poucas vezes que tentei foi um desastre. Sempre fiquei com a sensação que a Emily tinha tomado um banho de gato..rs.

O meu principal questionamento era "Como ela deve ter tomado um bom banho, se ao estar com o sabonete liquido na mão e for lavar as perninhas que estão coberto de água o sabão foi embora na água antes de lavar?"

Até hoje sem resposta....rsrs.

1º Tentativa:
Chegada do hospital (Emily com 2 meses), demorou (mas não muito, afinal ela precisava de banho), mas tomei coragem. Acabei o banho mais, muito mais do que tensa...kkk. E minha mãe lá, me encorajando e eu fingindo que foi tudo bem, natural (uuuuh, que suadeira)
Pensamento: "Como as mães fazem isso todos os dias? Deve ser assim mesmo, todas mães passam por isso. Mas será mesmo necessário mais que um banho no dia?kkkkk".

2º Tentativa:
Pior que a primeira, a menina está com frio e suja, nem lavei as pernas dela, só massagem, por que o sabão dissolveu na água. E o pior, a dificuldade da mãe de 1º viagem em colocar a roupa. Neném molinho, juro que tinha sensação que os ossinhos iriam se quebrar...rs. E junto com a questão de os bebês perderem calorias rapidamente.
Pensamento: "Será que é isso mesmo, coitada. Filha amanhã será melhor, a mãe vai se superar"

3º Tentativa:
Estava certa ao falar que no dia seguinte seria melhor. E foi mesmo. "Desisto, hoje será no chuveiro filhota. Bora?".
E foi uma deliciaaa, tanto para mim, quanto para ela. Acabei o banho junto com a sensação de tarefa cumprida. E com a filha limpa..kkk.


bebes_caindo_do_chuveiro.gif (288×269)


Como eu faço?

- Entro 1º no banho, tomo banho normalmente.

- Depois chamo o preto ou quem estiver em casa, e traz para mim com a neném já sem roupinha.

- Eu me sento em um banquinho dentro do box, já com o chuveirinho aberto e na temperatura adequada.

- Coloco ela no colo (na forma mais confortável), antes eu colocava como se estivesse fazendo dormir, agora que ela está maior, coloca ela com a cabeça dela no meu joelho e pés na minha barriga.

- E vamos cantando e tomando banho, depois chamo o preto e ele a pega e troca. Enquanto eu me seco e me troco.

E se eu estiver sozinha em casa?

Se eu estiver sozinha, eu coloco ela no carrinho (uma opção é no bebê conforto), tomo meu banho, depois tiro a roupa dela, dou banho, coloco no bebê conforto novamente, me seco, coloco roupão e vamos para o quarto dela, coloco roupa nela, depois vou para o meu quarto, ela em um lugar seguro e eu me troco (aprendi essa parte de dar banho no chuveiro quando estiver sozinha em casa com a Camila mãe da Klara Liz, no Cinematerna, como aprendemos com uma com as outras né?)

4 º e Última Tentativa: Confesso que por esses dias, eu nada insistente, tentei dar banho novamente na banheira, mas foi outro desastre, fiz um aguaceiro total no banheiro, foi um horror e terminei com a sensação que a Emily mal tomou banho. Desisto definitivamente.

Mas para as mamães que tem como escolha dar banho na banheira. Ai está um vídeo que ensina de maneira bem clara e legal, o passo a passo do banho na banheira.





Enfim, tenho 2 banheiras com suporte e tudo. Uma sem nunca ter sido utilizada (cor: rosa escuro - pink). O que vocês acham de eu fazer um sorteio com essa que nunca utilizei? Ou devo dar para alguém que eu saiba que realmente está precisando?

Benefícios do banho no chuveiro

- Reforça o vínculo da mãe/pai com o bebê

- Através da interação do toque e da observação atenta às reações do bebê, nós aprendemos a se comunicar e compreende-lo melhor.

- E por ai vai...



Parece ser muito gostoso mesmo, pois ela já até dormiu no banho...rs



E vocês como dão banho nos pequenos?

Há, lembrando que ontem foi dia do post escrito por mim ser publicado no encontroentrecomadres.blogspot.com as gravidinhas irão se deliciar com o post (clique aqui) . E hoje tem post da comadre convidada Silvia Morioka, uma grande amiga que conta sobre sua viagem e dá dicas importantes para uma viagem com os pequenos(as) - encontroentrecomadres.blogspot.com


15 Comentários

  1. Nooooooooosa eu sofri pra dar banho na anna viu!!!!!
    Aprendi tb no hospital mas as mulheres la tem tanta pratica q nem chega perto...rs...
    Chorava junto com ela a cada banho...kkkkkkkk
    Mas depois de umas 5 vezes eu tava craque!!!! rs

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Não tinha pensado em como dar banho no bebê embaixo do chuveiro estando sozinha... Mas adorei a ideia! Vou tentar hoje mesmo!
    Muito legal! Cada um tem seu jeitinho né?rs...
    bjokas!

    ResponderExcluir
  3. O primeiro banho do dia é na banheira. E antes de dormir dou no chuveiro. Só que eu não passo sabonete por ele ficar muito escorregadio (a questão é que eu dou banho em pé). Nunca pensei no lance do banquinho. Tá ai vou pegar essa dica. =D

    ResponderExcluir
  4. Tally,
    Eu sempre dei banho na Manuela na banheira e ao contrário de vc, nunca consegui no chuveiro.rss..
    Engraçado, né? Cada um com suas habilidades.
    Eu aprendi na maternidade, a enfermeira me chamou para assistir a um banho na Manuela. Eu dei banho nela sozinha após 1 semana de nascida.
    Gosto bastante da banheira e a Manu curte muito! Parece que vai nadar! Eu deixo ela por um tempinho ali relaxando.. é ótimo! Pra dormir depois, é uma maravilha. Ela dorme a noite inteirinha depois de um banho gostoso! Acho que cada uma deve fazer da forma que acha melhor pra si. Não adianta nada sofrer pra fazer qualquer coisa, se podemos fazer de uma forma confortável pra nós,não é? Grande beijo em vc e na Emily.
    Ana Paula de Morais

    ResponderExcluir
  5. Enquanto estava no hospital, a enfermeira me chamou no berçario para que eu pudesse vê-la dar banho na Clara. Olhava aquele malabarismo todo e ficava imaginando.. isso não vai dar certo em casa.. kkk. Quando chegamos em casa, minha mãe deu o primeiro banho nela e o mais engraçado foi eu tentar ensinar a ela como a enfermeira havia feito principalmente no momento de lavar a cabeça, onde ela conseguia cobrir os dois ouvidos com uma única mão, ô loco mêu!!rs. Depois fui me acostumando. Tentei dar banho no chuveiro, mas fiquei com medo dela acostumar demais e como teria que voltar ao trabalho, achei melhor manter o método tradicional. No início sofri, mas hoje é uma delícia dar banho nela, embora ela agora me molha todinha com suas batidas de pernas!

    Adoro o seu blog!

    Beijos a vc e a sua linda menininha!

    ResponderExcluir
  6. Eu também dou banho no chuveiro...nos dois!Meu marido entra no chuveiro toma banho enquanto tiro a roupa do enrico. Ele dá banho no enrico e eqt isso vou tirando a roupa do Lucca. Entrego o Lucca e vou trocando o Enrico. Depois deixo o enrico no berço ou na cama do Lucca e troco o Lucca enquanto o papai vai se trocar.Depois eqt dou de mamar para o enrico (que ainda mama no peito) o papai fica no quarto dando o tetê do Lucca para ele dormir.
    Detalhe que achamos melhor desta forma pq o Fábio tem dificuldades e receio de trocar bebezinho e tinha a mesma impressão que vc!Eu sou mais segura e rápida para isso!rsrs.
    Assim tudo fica mais prático e rápido...afinal com 2 pequenos temos que encontrar maneiras práticas para isso.
    Encher banheira, dar banho, esvaziar banheira pra dar banho no outro e depois tomar banho demoraria mto...nada prático!o Enrico tomou banho na banheira pouquíssimas vezes, já o Lucca tomava banho na banheira sempre pq relaxa ele...até hoje no calor ele gosta q encho a banheiro para ele ficar lá brincando com os brinquedinhos dele.Relaxa mto....qdo a Emily crescer um pouquinho ficará mais fácil...principalmente qdo ela sentar com firmeza e não ter mais a fragilidade de um bebê!!
    Bjinhossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Olha só como é que é, eu não consigo dar banho no chuveiro mais o meu marido consegue então vira e mexe coloco o Kaleb pra tomar banho no chuveiro, e aquele jeito que a enfeira ensina de deixar o bebe enrolado e lavar primeiro a cabeça, nunca consegui tbm, só consigo na banheira e vou te contar ta sendo difícil e engraçado ele me molha inteiraaaa, no banho de tanto se mexer!!!
    Bjos em vocês duas

    ResponderExcluir
  8. ola!vou confessar uma coisa ,so dei o meu primeiro banho no juan carlos quando ele ja tinha 5 meses ,antes quem fazia isso era a vovó ou o papai qd estava em casa,pois tinha um medo enorrrrrme de deixalo cair .ate que um dia com ajuada do papai resolvi encarar,foi bem dificil tremia o tempo todo mas o papai estava ali dando a maior força foi bem tranquilo e tudo deu certo,entao fiquei depois disso dias sem dar o tal banho sozinha,ate que fiquei sozinhaaaa em casa,encarei o tal banho eu mesma sem ninguem pra ajudar mas fui em frente.chorava feito criança com medo de acontecer algo .e o peq ficava me olhando como se entendence tudo e ficou bem calmo .nossa foi um susto mas valeu apena agora eu dou o banho nele sem precisar esperar alguem chegare acho a coisa mas gostasa .um grande bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu dou banho na Sanny desde 1 mes e pouquinho, nada melhor do que uma ducha rsrs nada de ficar na mesma agua e sim agua corrente sempre limpinha srsr a Sanny adora so falar pra ela BANHO BANHO ela ja balança as perninhas pulando de alegria rsrsr adoro rsrs.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu só dei banho em Ryan Caio quando ele tinha 13 dias, tinha tentado logo depois que o umbiguinho dele havia caído, com 6 dias, mas fiquei com muito medo, como eu tive que ficar 2 semanas na casa do meu irmão quando saí da maternidade, quem dava banho era minha cunhada, até que 1 dia antes de vir pracasa eu decidi dar banho nele, afinal eu que teria que fazer isso uma hora neh, e foi assustador, tipo, consegui dar o banho direitinho mas eu suava como se tivesse corrido uma maratona...
    Depois perdi o medo e ficou tudo fácil, RC tomou banho de chuveiro umas 4 vezes só, eu tbm acho mais fácil na banheira, mas nunca tentei dar banho sentada com ele, mas vou tentar... bjks!!!!

    ResponderExcluir
  11. É amiga, dar banho é mesmo uma tarefa nada fácil e aqui casa nunca foi kkkkkkkk
    Na teoria é tudo muito fácil e no hospital tb, eu ficava com o coração na mão de ver meu bb choando tanto e as enfermeiras fingindo que não tava ouvindo e pensava: " em casa vai ser diferente....", tentei de tudo, mas quando eu colocava ele pra cima, pronmto ele abria o berreiro, até que um dia minha tia ensinou a dar banho nele sempre de bruços e foi o que me salvou.... aos poucos fui virando ele até se acostumar e ficar sem choro e consegui......E logo de inicio comprei uma buchonha bem macia, passo de le no corpo e ele adora brincar com ela e comer sabão, sim , basta eu vacilar que a bucha vai pra boca.......
    Hj Miguel toma 2 banhos, um pela manhã comigo na banheira, onde lavo o cabelo com shampoo, ele fica de pé pra eu lavar as pernas o piupiu e o bumbum (antes dle ficar em pé, eu apoiava ele em um braço e lavava com a outra mão, era mais cansativo, mais lavava direitinho rs)
    E o segundo é a noite com o papai no chuveiro, esse ele faz a maior farra e chora pra sair....Esse tb pode acontecer comigo ou com o avô, ele gosta com qualquer um, mas com o papai é melhor pq ele deixa Miguel derrubar tudo que ele encontra na prateleria de shampoo.....
    É isso

    bjs doces

    ResponderExcluir
  12. Ontem fui dar banho de chuveiro no Antony pela primeira vez...fiz no esquema que vc disse quando estava sozinha... Mas não deu muito certo pq o bebê me beliscava e me abraçava forte por medo do chuveiro... Liguei o chuveirinho mas mesmo assim ele não gostou muito da ideia...hahahahah! Quem sabe uma hora ele acostuma, mas por enquanto, a banheira é uma boa opção pq ele se diverte bastante...rs!
    bjokas

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkk!
    A Luiza, adora banho de chuveiro! Isso é uma coisa rotineira aki. é muito bom!

    ResponderExcluir
  14. Aaaaaaa Talyyy a Klara continua tomando banho no chuveiro pq na banheira molha todo o quarto...hahahaha
    aaaaaaaa vamos marcar logo um outro encontro poxaaa ja estou com saudadesss...!!
    bjinhoss na bombomzinhaaaa...

    ResponderExcluir
  15. Meninas, minha princesa tem 10 dias e só não dei o primeiro banho... desde o segundo dia sou eu quem dou o banho na banheira, com a ajuda (apoio moral) do papai, e mto choro enquanto está de barriga pra cima. Seguro uma mâozinha e apoio a outra no meu braço pra dar segurança, mas não adianta, ela esguela!!! Sei q é assim por enquanto, mas vai chegar a hora q ela vai se divertir. Confesso q não é o momento mais relaxante do meu dia, mas eu adoro cuidar dela e me esforço pra fazer direitinho. Não tenham medo, façam como achar melhor! Minha mãe diz que pata de galinha não mata pintinho.

    ResponderExcluir

----10 anos de blog? U-A-U!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 9 anos.
--Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
--Seja bem vindx ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique à vontade para comentar.

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.