5 de jun de 2010

E agora? O que eu faço?

                            gravida2
Agora que você descobriu que está grávida, e já passou pela surpresa inicial, já conversou com seu namorado,
marido ou parentes, o que fazer?
É hora de pensar na gravidez como um todo, afinal são 9 meses que você estará se dedicando à essa preparação para a chegada de seu filho.
Todo mundo já ouviu falar que: -“Gravidez não é doença”, e isso é a pura verdade, mas requer cuidados, que, muitas vezes não estamos acostumadas a tomar. E por isso é muito importante adquirir informação. Saber, inicialmente, o que você pode ou não fazer, o que pode ou não afetar o seu bebê, que cuidados você deve ter com você para passar por esse período de forma mais saudável.
A primeira coisa, você sabe, é marcar uma consulta com o médico ginecologista para iniciar o pré-natal. Importante é ter empatia e confiança nesse médico para que você não fique insegura quanto às suas recomendações.
Outra coisa fundamental para todas as consultas do pré-natal é dizer a verdade a esse médico, não aumentar ou minimizar sintomas, relatar sobre remédios ingeridos (até colírio para os olhos é importante você perguntar se pode consumir) e perguntar tudo o que você sentir necessidade, o especialista é ele e não você, portanto, tire todas as suas dúvidas e não tenha vergonha de parecer uma boba. Às vezes um detalhe pequeno pode fazer a diferença para seu filho.
A primeira consulta é importante para o médico para que ele possa avaliar como está sua saúde no momento, sua saúde antes da gravidez (problema renal, hipertensão, diabetes etc.) e a saúde do seu bebê.
Mencione sua história ginecológica, sobre gravidez e aborto anterior, se for o seu caso. É muito importante para o médico saber todos os detalhes sobre seu corpo para definir que conduta tomar com você. Se preferir, vá sozinha nesta primeira consulta tudo o que você disser a ele estará protegido pelo sigilo profissional. Ele não pode contar a ninguém, nem mesmo ao seu companheiro, caso você não queira que ele saiba de alguma coisa. A paciente é você e não o pai do seu filho.
Mas é claro que se vocês dois quiserem é bem legal que ele participe junto com você.
Você vai ter que fazes exames que provavelmente serão de sangue e urina. Normalmente os exames são para verificar tipo sanguíneo e fator RH, hemograma, para saber sobre rubéola, citomegalovírus, toxicoplasmose, HIV e sífilis. As vezes uma ecografia transvaginal se faz necessária. É tudo rotina, o médico vai pedir para todas as grávidas, ele não acha que você está ou não com alguma doença acima, ele pede para todas!
Você passará por consultas médicas todos os meses, a primeira é mais longa e detalhada, as seguintes serão mais rápidas, mas não menos importante. O médico medirá sempre sua pressão arterial, ritmo cardíaco e seu peso bem como, acompanhará o desenvolvimento do seu bebê apalpando seu abdômen, alguns ainda verificam o ritmo cardíaco do feto através de um aparelho próprio para isso.
Quase sempre a primeira consulta é assim, na minha primeira e segunda gestação, foi do mesmo jeito e olha que o primeiro médico não foi o mesmo que o da segunda.

5 comentários:

  1. Olá, sou sua nova seguidora, tbm estou grávida!!
    10 semanas,´fiz minha 1ª Ultra com 9 semanas e vi meu bebezinho lindo q mede 3,41cm, é maravilhoso isso tudo e gostaria d ter contato com outras gestantes!!
    Amei seu blog, é lindo!!
    Eu ví q a data provável do seu parto é bem próxima do meu, q é dia 04/01/11, mas a médica disse q pode ser tanto do fim de Dezembro quanto até na virada do ano!!rsrsrsrs
    Bjos e Parabéns pela sua gravidez!!!

    ResponderExcluir
  2. o lindona eu tenho mt fé no médico foi tio um amr a primeira vista e decidi não procurar mais nenhum hihih, comecei a luta atraz de um bom GO qdo decidi ngravidar e fui ficando com segundo de cara hihi... bjusss

    ResponderExcluir
  3. Uii de tudo, eu só fico esperando a primeira ultra!!!
    Taly, eu não sei com qto tempo dá para ouvir com o esteto.. mas pelo oq meu marido disse é só mais lá pra frente.. imagino que deve ser lá pela vigésima semana..
    Aiii essa nossa vida agora é só esperar! hahahah
    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Eba, só tem mamâe por aqui rs..
    Beijinhos amiga, passei pra desejar um domingo abençoado pra ti tá.

    Beijusss

    ResponderExcluir
  5. Oie!!!
    Ufa, contar pra minha familia nao foi fácil! Mas Graças a Deus foi td bem!
    Depois passa no meu bloguinho!
    Bjs

    http://gravida-e-agora.blogspot.com/

    ResponderExcluir

4 anos de blog? Uau!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 3 anos. Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
Seja bem vindo ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique a vontade para comentar.
Te aguardamos!!

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.