25 de mai de 2010

O check-up antes de engravidar!!!

Uma matéria para minha amigas ainda treinantes, logo, logo mamães!!
Hoje nós estamos bem, passeamos com a vovó Marly fomos ver móveis para meu quartinho, achei preços melhores que na loja que fomos na semana anterior...vamos continuar pesquisando e pesquisando...




A lista de exames que os médicos pedem quando a mulher resolve engravidar é exatamente a mesma que deve ser feita quando se descobre que o bebê está a caminho. Antes da concepção, no entanto, ela serve como um grande sinalizador das áreas que merecem mais atenção. Assim, se for detectado algum problema, é possível corrigi-lo e engatar uma gestação sem riscos nem estresse.

Hemograma completo
Detecta anemia e infecções. A mulher precisa estar em jejum de três horas. Durante a gestação, ele será pedido mensalmente, afirma o ginecologista e obstetra Marco Antônio Lenci, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Glicemia
Útil para detectar intolerância à glicose e diabete. Ele será repetido na 26ª semana de gravidez, quando o corpo apresenta mais dificuldade para assimilar o açúcar. Realizado em jejum de oito horas.

Sistema ABO e fator Rh
Verifica o tipo de sangue e se o fator Rh é positivo ou negativo. Caso a mulher seja Rh negativo e o homem Rh positivo, há o risco de o corpo dela produzir anticorpos contra o sangue do bebê. Os médicos conseguem impedir essa resposta do organismo lançando mão de medicamentos específicos.

HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)
Mostra a presença do vírus que causa a Aids. Se positivo, a decisão de engravidar deve ser discutida com o médico.

Sorologia para rubéola
Avalia se a mulher tem imunidade contra o vírus da rubéola (extremamente grave para o feto), adquirida por vacina ou por ter tido contato com a doença. Realizado em jejum de 3 horas.

Reação para toxoplasmose
Acusa se a mulher já teve infecção causada por esse protozoário. Realizado em jejum de oito horas.

VDRL
Essa é a sigla em inglês para venereal disease research laboratory, que, em tradução livre, significa algo como pesquisa laboratorial de doença venérea. Como o nome denuncia, é útil para detectar problemas como a sífilis. A bactéria por trás desse mal, a Treponema pallidum, pode provocar aborto, parto prematuro e malformações no feto.

Sorologia para hepatite B e C
Mostra a presença dos dois tipos de vírus.

Sorologia para citomegalovírus
Indica se a paciente já foi infectada ou não pelo vírus.

Urina
Revela a presença de uma eventual infecção urinária, que pode ser fatal para o feto. Deve ser realizado com a primeira urina da manhã ou após três horas sem urinar, quando o líquido atinge a concentração adequada para ser examinado.

Fezes
Verifica se há parasitas no intestino. O ideal é realizar em três dias diferentes, para os resultados serem mais exatos.

6 comentários:

  1. Passando pra dar um oi e um beijão na barriguinha.
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. Realmente, tive que fazer alguns desses exames quando descobri que estava gerando minha Eduarda. Além de serem bons para nós mesmo saber como está o nosso organismo, nos deixa aliviadas com certos assuntos. Beijão querida, Até.

    ResponderExcluir
  3. Nossa quanta coisa né rs..mas é muitoimportante fazer tudinho.

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Sei bem, a médica já me pediu tudo isso e mais a mamografia e uma ultra transvaginal, é muito exame mesmo.Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oie amiga...
    então, olha o que aprendi na facul é que a dose é aumentada sim na gravidez. Pois os níveis de t4 não podem estar muito diminuidos, pois isso prejudicaria o desenvolvimento do bebê e pode resultar em parto prematuro.
    é recomendável começar aumentando a dose na gravidez em 25%.
    Vc está tomando quantas miligramas?? e quantas miligramas você tomava antes de engravidar??
    ah, a dosagem de t4 que vc fez foi a livre né??
    desculpa não ajudar muito amiga, é que alguns detalhezinhos eu acabo esquecendo!!
    e fique a vontade pra perguntar...
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante seus post linda!
    Adoro seu blog.
    Sobre esse, acho importante mesmo fazer os exames antes de engravidar, mesmo pq já é possivel identificar incompatibilidade sanguinea entre os pais, doenças endòcrinas que se nao tratadas podem prejudicar as tentativas de engravidar, além das vacinas que podem ser tomadas antes da gestaçao, e nunca depois. Melhor imunizar logo ne.
    Adoreii..muito instrutivo.
    beijinhos

    ResponderExcluir

4 anos de blog? Uau!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 3 anos. Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
Seja bem vindo ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique a vontade para comentar.
Te aguardamos!!

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.