19/04/2010

Teste de gravidez beta HCG explicado


Existem diversos testes de gravidez, e todos visam detetar a presença da hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana). Esta hormônio é produzida na placenta, pouco depois da fixação do embrião na parede do útero. Depois do teste de gravidez à urina, o beta HCG ao sangue é o mais comum. Resumindo, existem 2 tipos de testes que poderá fazer para saber se está grávida: a urina e ao sangue.

O teste da urina pode fazê-lo em casa, e a sua margem de erro é mínima, mas um teste de sangue terá de o fazer num laboratório de análises.

Ambos os testes ao sangue e a urina têm a função de detetar o nível da hormônio HCG. A diferença entre ambos é que o teste da urina apenas indica se está grávida ou não, enquanto o exame ao sangue poderá indicar em que estágio da gravidez se encontra, através da variação do valor indicativo entre 2 exames. 

Existem 2 tipos de testes beta HCG: o qualitativo que é mais um teste sim ou não (uma espécie de teste à urina) e o quantitativo que facultará um número. 

Muitas mulheres têm muito pouca quantidade de HCG nas diversas fases do ciclo menstrual, mas para considerar uma mulher grávida terá de existir um certo número mínimo de hormônio HCG. Este valor poderá variar de laboratório para laboratório, mas no geral um valor acima de 5 é considerado positivo.

Quem faz análises à hormona HCG?

Nem todas as mães fazem este teste. Usualmente mulheres que estão a tentar engravidar, especialmente recorrendo a tratamentos de fertilidade, farão testes a hormônio HCG como uma rotina, sempre que o ciclo estiver a terminar (ou seja antes da altura da menstruação prevista, na fase posterior ao período fértil). Mas tudo dependerá do tipo de testes que o médico considere adequados.

O que significam os valores de um teste HCG?

Apenas o valor resultante de um teste HCG poderá dizer se está grávida ou não. O que não poderá dizer, é o quanto grávida está, tal como o tempo de gravidez, e se tudo está bem com a gravidez. Para saber estas respostas, o ideal é repetir o teste nos próximos 2 dias seguintes ao primeiro. A comparação dos números ajudará o médico a compreender como é que a gravidez se está a desenrolar. 

Usualmente, numa gravidez saudável o número de beta HCG duplica a cada 48 horas, e este tipo de desenvolvimento poderá ser muito importante para predizer como se encontra o estado da gravidez. Por exemplo, se o seu beta HCG for 45, cerca de 1 ou 2 dias depois deverá estar à volta de 90. Um valor baixo poderá ser um alerta para um possível problema.

É muito comum, especialmente se estiver a fazer tratamentos de fertilidade, que os resultados dos valores do teste hormonal beta HCG comecem a ser uma obsessão. Relaxar e reduzir os níveis de ansiedade deve ser a sua primeira prioridade, por isso tente manter-se com uma atitude positiva durante esta fase, será bom para si e para a gravidez. 

Fonte:  http://demaeparamae.pt

3 comentários:

  1. eu amei essa resposta...... estou mais calma, porém ansiosa, ainda não comemorei, pois tenho medo de não está gravida.
    Minha ultima mestruação foi dia 19-06 e hj já é dia 05-08....... fiz o beta hcg no laboratorio fleury dia 02-08 e deu hcg 14ui - Resultado POSITIVO e fiz o transvaginal ontem e a medica não conseguiu ver nada..... será que posso acreditar no resultado do Fleury sendo positivo?

    ResponderExcluir
  2. oi gente eu fiz o teste de gravidez o de sangue mas deu negativo . mas minha mestuação esta atrasada a quase dois meses. sera que estou gravida????

    ResponderExcluir
  3. ola fiz 2 exames um em agosto e o outro em setembro, meu ciclo e de 5 a seis dias nestes dois ultimos meses veio em agosto 3dias e setembro 2dias e uma manha e parou, nos dois exames deu <5,0mul e o valor do laboratorio e de 5,0 pode ser gravidez,pois tenho enjoos seguidos vomito com frequencia barriga inchada pequenas colicas veias azuis ,o que acham alguem pode me responder obs nestes dois meses que fiz o exame o resultado foi o mesmo

    ResponderExcluir

4 anos de blog? Uau!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 3 anos. Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
Seja bem vindo ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique a vontade para comentar.
Te aguardamos!!

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.