07/04/2010

Quanto tempo um espermatozóide sobrevive dentro do corpo da mulher?

Olá amigas, tenho certeeeeza que hoje eu ovulei, durante o dia eu senti umas fisgadas no pé da barriga além do muco clara de ovo em grande quantidade, ontem foi o dia de treino, entãaao eu resolvi pesquisar quanto tempo de vida tem os espermatozóides dentro de nós mulheres...e eis o resultado..



Os espermatozóides mais poderosos sobrevivem até cinco dias, mas a média de sobrevivência é de 48 a 72 horas depois da ejaculação. Essa sobrevida significa que dá, sim, para uma garota engravidar mesmo fora do período fértil. Se ela transar dois ou três dias antes da ovulação, pode rolar a fecundação. "Os espermatozóides que sobrevivem por mais tempo são os que carregam cromossomos X - se eles fecundarem um óvulo, dão origem a uma menina. Eles são mais lentos e economizam energia. Já os espermatozóides Y - que dão origem a meninos - são mais rapidinhos, gastam muita energia e vivem menos", diz Carolina Carvalho, ginecologista da Unifesp. A vida dos espermatozóides não é mole: em 48 horas, eles assistem à morte de milhões de colegas - dos cerca de 300 milhões de espermatozóides expelidos a cada ejaculação, apenas 500 chegam às trompas, os canais que ligam o útero aos ovários e onde acontece a união do espermatozóide com o óvulo. Para piorar, eles enfrentam pelo caminho o muco expelido pela vagina, que tem uma textura que dificulta o deslocamento. No período fértil das mulheres, a situação melhora um pouquinho: o muco fica menos espesso, facilitando a "natação" dos espermatozóides. Sabe como os "bichinhos" sobrevivem durante esse tempo? Simples: eles se alimentam de frutose, um tipo de açúcar expelido no sêmen. Quando os espermatozóides morrem, eles passam das trompas para a cavidade abdominal, onde se alojam todos os órgãos da região da barriga. Lá, eles são absorvidos pelo corpo da mulher e caem na corrente sanguínea. Esse processo, claro, não faz mal nenhum à mulher.


Fonte: www.mundoestranho.abril.com.br  por Marina Motomura

9 comentários:

  1. Oi Tali!
    To conhecendo seu blog, estou adorando!
    Sou blogueira há algum tempo, mas meu assunto é scrapbooking!
    Tenho um blog de bebê esboçado desde que começamos a pensar no assunto, mas ainda não tive coragem de colocar no ar.. sabe como é a ansiedade né? rsrsrs
    Vou passear por aqui sempre para dividirmos as ansiedades e alegrias!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga!
    num to consguindo postar

    É por isso que temos que treinar dia sim dia não pra sempre ter uns sobreviventes lá dentro rs!!

    ResponderExcluir
  3. Olaa Maya...poxa coloca seu blog do bb no ar sim...corageem...rs..
    Eu sou blogueira há pouco tempo...ainda estou engatinhando neste assunto, mas devagar e sempre né?rs
    Obrigada pelo carinho viu?
    bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Pois é amiga...vamos la um dia sim e outro não..a minha ovulação esta bombando..clara de ovo até..kkk...tomare que esse mes seja o meu...
    bjinhuus

    ResponderExcluir
  5. oi tati,gostei muito do assunto, estou tentando engravidar sou portadora de SOP, faço tratamento com indux para ovular, estou muito anciosa esperando a vontade de Deus.
    um abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. OLÁ PESSOAL!!!!!!!! ESTOU MUIIITO TRISTE, ESTOU COM UMA VONTADE IMENSA DE ENGRAVIDAR, MAS NÃO CONSIGO, POIS ESTA CONSTATADO QUE TENHO VARIOS CISTOS NOS 2 OVARIOS.......TRISTE.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, andei olhando bastante o site e adorei.
    Bom, a minha dúvida é o seguinte, eu e meu namorado tivemos relação no dia 05/06/11 e eu estava próxima ao meu período fertil, só que usamos a camisinha corretamente, quando terminamos notei que a cama tava molhada (não sei se era meu ou dele), partindo do presuposto que não era meu e sim dele, porque uma vez aconteceu de sair pela base. Fiquei preocupada e logo tomei a pilula do dia seguinte, acho que em duas horas. Vale resaltar que ele não gozou. Posso estar grávida ou correr esse risco? E sim, já marcamos uma consulta a uma ginecologista.

    Desde já agradeço.

    Luana.

    ResponderExcluir
  9. tive relação apos 10 dias da mestruação,é possivel engravidar?

    ResponderExcluir

4 anos de blog? Uau!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 3 anos. Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
Seja bem vindo ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique a vontade para comentar.
Te aguardamos!!

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.