16 de abr de 2010

Drenagem Linfática Manual para Gestantes!!


Como bem sabemos no período gestacional o corpo da mulher passa por inúmeras modificações no organismo feminino para proporcionar ao bebê o máximo de desenvolvimento e independência, o que põe à prova todo organismo e que poderá levá-la a relatar inúmeras queixas.

O inchaço dos membros inferiores é a queixa mais freqüente entre as grávidas. Seu surgimento está ligado à circulação linfática, seja diretamente em conseqüência do aumento de peso ou de líquido indiretamente, conseqüência de uma deficiência linfática específica e momentânea

Queria então contar de que o tratamento conhecido como: “Vasocinética” (semelhante a uma drenagem linfática manual) constitui um dos pontos mais fortes e está representada por um conjunto de manobras que visam drenar o excesso de líquido acumulado, nos tecidos e dentro dos vasos.

Aliás você sabia de que o método de drenagem linfática manual foi desenvolvido em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder que trabalhava junto com sua esposa na Riviera Francesa. Vodder observou que a maioria de seus pacientes sofria de constipação, retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados.

Ele passou a tratar estes pacientes intuitivamente com massagens que estimulavam estes gânglios atingindo grandes êxitos com diversos pacientes. Seu método foi desenvolvido e se tornou muito eficaz. Hoje em dia, a drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos. A estagnação dos gânglios linfáticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático.

A Drenagem linfática é uma massagem que tem por objetivo evitar a Retenção de Líquidos no organismo, melhorar a Circulação Sanguínea. Por esta razão a drenagem linfática é muito útil nos processos de emagracimento e geralmente é recomendado no tratamento estético de celulite (eliminando líquidos) e na recuperação pós operatória.

Cada sessão dura em média 1h, neste tempo todo o corpo é massageado liberando todas as toxinas retidas no organismo.

É uma técnica especifica de massagem manual que movimentos muito suaves e precisos, em forma circular, deslizamento, pressão e espiral e por um trabalho intensivo realizado nos centros de gânglios linfáticos. Estimulando a circulação linfática acelera-se a absorção de líquidos retidos nos tecidos e ativa-se a capacidade peristáltica dos vasos.

Por isso, a Drenagem Linfática faz absorver inúmeros edemas, edemas pós operatórios dos membros, o edema do braço depois de uma mastectomia, assim como os edemas pós-traumáticos, como os que aparecem quando se faz uma fratura óssea; mas também é eficaz em formas de edemas ainda menos visíveis, como os que podem dar origem a dores de cabeça e a dores da coluna vertebral.

Esta massagem estimula e controla circulação venosa e líquida, diminuindo o edema. Portanto, adota um papel tanto de prevenção quanto de reabilitação destas pacientes tão especiais, buscando não só devolver-lhes todas as capacidades e habilidades que, em decorrência da gravidez poderiam estar alteradas, mas tentar resgatar, através do toque firme (não forte) e rítmico da massagem, a mais plena harmonia entre corpo e mente da gestante, tão modificados neste período.
Todos sabem que a gestante precisa se alimentar corretamente com frutas, verduras e legumes praticar exercícios como o Pilates e a Hidroginástica e mesmo assim a maioria ganha peso facilmente além de que no sexto mês ela começa a reter ainda mais líquidos principalmente nos pés e pernas. Estas são atitudes insubstituíveis para uma gestação saudável, dizem os especialistas. Mas também tem de cuidar da beleza. Não é porque o abdome cresce, a cintura desaparece, seus pés e o nariz incham que você precisa ficar se sentindo feia. 

Temos uma ótima notícia: existe vida estética durante a gestação, após o parto e no período de amamentação, para você conviver melhor com todas as mudanças geradas pela gravidez. 

Com alguns cuidados e conhecimento do que é possível fazer a cada etapa, além de saudável, você pode ficar linda todo o tempo. Basta ter o consentimento do seu obstetra e o cuidado de checar se é alérgica a substâncias que irá usar pela primeira vez.

Queria então comentar sobre a minha profissão, que algumas de vocês já sabem, sou Fisioterapeuta, dentro do roll de minha profissão tem também a área de estética, inclusive estética para gestantes, como: drenagem linfática manual, massagem relaxante, entre outros, como também fisioterapia para gestantes para melhor postura, preparar as gestantes para o parto através de muitos exercícios, cuidados em geral com as gestantes. Aos poucos vou colocando matérias relacionada com a fisioterapia x  gestantes.

Se alguém quiser tirar alguma dúvida relacionado ao assunto pode perguntar...
As tentantes, grávidas e não grávidas quiserem fazer DLM (drenagem) também pode falar comigo

Vou deixar meu contato e também o meu Crefito
Fisioterapeuta: Talita Watanabe da Rocha Figueiredo
Crefito-3: 33121/LTF
Contato (11) 8721-6068

7 comentários:

  1. adorei a matéria !! muuito boa..não consigo me imaginar toda inchada...se com 4 meses já estou toda gordinha..imagina mais la pra frente com o inchaço..rs..adorei seu bloguinho..li quase todos os post..muito interessante as materias q vc põe aqui..escreve muitooo bem!..adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai ai chega relaxei com a idéia....adooooro massagens e drenagem linfática manual então, é tuuuudo!!!
    Tenho retenção de líquidos e acho que quando eu engravidar vou ficar inchadíssima...affff...preciso guardar money pra isso também, e haja!

    Bom dia....xero grande*

    ResponderExcluir
  3. Oi Tali!
    Nossa, qta coisa na drenagem, mto bom esse texto!!
    Se eu morasse em SP ia te ligar, fazer massagem e ainda conhecer a amiga!!
    Bjinhos e obrigada pelo carinho lá no meu bloguito novo!

    ResponderExcluir
  4. Olha vç sabe que qd eu estava grávida, sofri demais com inchaço, era verão tava muito quente aqui em Piracicaba e eu fiz drenagem, aliviava um pouco...meu Deus eu retenho muito liquido....é muito bom matérias assim pq nos mantem informadas, pra qd estivermos grávidas não ficamos desinformadas né!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amei a matéria!!
    Eu sempre quis fazer, mas aqui onde moro é os zóis da cara!!
    Mas na próxima gravidez, eu vou fazer sessões de drenagem!!! ah se vou!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Talita, esta é a primeira vez que passo por aqui, adorei seu blog recheado de informações importantíssimas pra nós que ainda não somos mães nem gestantes mas almejamos muito este momento, e..enquanto não acontece estamos colhendo muita informação e compartilhando também.

    Parabéns adorei o blog, estou te seguindo.

    Beijo Grande
    prontaparasermae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Matéria excelente!
    Eu tenho testado a água Bonafont e tem dado um resultado ótimo.
    Nós gestantes precisamos tomar muita água e além disso Bonafont tem pouca concentração de sódio o que ajuda a diminuir a retenção de líquido.

    ResponderExcluir

4 anos de blog? Uau!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 3 anos. Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
Seja bem vindo ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique a vontade para comentar.
Te aguardamos!!

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.