29 de abr de 2010

5 Semanas!!


O zigoto já é chamado de embrião e mede 2mm aproximadamente o mesmo tamanho de uma semente de gergelim. Sua idade é de 3 semanas e seu bebê está crescendo rápido. O esqueleto do bebê começa a se formar. Os principais órgãos, como os rins e o coração, estão se desenvolvendo rapidamente. Esta semana o seu coraçãozinho microscópico começa a bater muito embora ele não será detectável no ultrassom por algumas semanas, de forma que você tem que esperar um pouco mais de tempo para ouvir aquele som satisfatório (tutu-tutu) que você está tão ansiosa para escutar. O sistema nervoso central (base para o cérebro e medula espinhal) o tubo neural, que liga o cérebro à medula espinhal, se fecha e músculos ganham forma, os sistemas cardiovasculares e reprodutor, assim como todos os outros grandes sistemas estão em curso. Vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.

Como eu Taly estou me sentindo?

A mesma coisinha, só fisgadinhas no pé da barriga as vezes, peito e mamilos doendo, os top estão sendo meus amigos nesse momento.
Sono? Nem tanto, bem que sempre fui dorminhoca, mas ultimamente tenho dormido tarde e acordado cedo devido a ansiedade de estar de nenem...nem posso acreditar ainda.
Ando meia irritada as vezes (coitado do futuro papai..rs), sem enjoos, azias.
Vontade de fazer xixi aumentou, mas não esta tão diferente de antes. com as alterações hormonais minhas unhas estão mais resistentes e salivação excessiva. 

Alimentação da Mamãe
    É importante se alimentar bem em todos os estágios da gravidez, para que a criança receba todos os nutrientes de que precisa. Se você tem plano de saúde, faça uma consulta com um nutricionista qualificado, que pode lhe ajudar a criar um plano de alimentação que vai ajudar. Um plano nutricional irá ajudá-la a obter as coisas que você precisa para o seu bebê e para você.
     Pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação.
Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia.
     A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi. 
     Alimentos ricos em cálcio (leite, queijos e tofu, por exemplo) ajudam na formação dos ossos, coração e músculos.  
    Procure evitar chocolates, refrigerantes, café, chá mate ou chá preto, pois todos possuem cafeína.
    Refeições leves e frequentes, além da ingestão de líquido, podem ajudar a evitar a indigestão e a combater o enjoo e o cansaço. O melhor é comer alimentos bem variados, o que vale também para as vegetarianas.
    Ingestão de bebidas alcoólicas são desaconselháveis. Fumar cigarros ou estar perto de quem fuma também.
    Segundo o RDI (Recommended Dietary Intakes), tabela com as recomendações universais sobre alimentação, gestantes a partir do terceiro mês de gravidez devem ingerir apenas 300 calorias a mais do que o normal, totalizando 2.800 calorias por dia. Considera-se que as gestantes de baixo peso ganham em torno de 15 kg; as de peso adequado, entre 10 a 12 kg; e as com sobrepeso ou obesas, entre 6kg e 7kg. Então estar grávida não significa que pode exagerar, muito pelo contrário, você deve ter uma alimentação balanceada. Esqueça aquelas frases "Tenho que comer por dois agora". Isso não procede!

Futuro papai

A futura mamãe pode estar mal humorada ou calada e pode estar "descontando" os problemas em você. Não leve a mal. Isso é um bom sinal. "Elas tentam descarregar as mágoas em quem têm o maior vínculo afetivo". Planeje uma data especial para comemorar o teste de gravidez positivo.
Comentários
0 Comentários

0 Comentários:

Postar um comentário

4 anos de blog? Uau!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 3 anos. Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
Seja bem vindo ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique a vontade para comentar.
Te aguardamos!!

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.