Comportamento do Colo do Útero durante o ciclo!!

Ola meninas, resolvi criar esse tópico para todas que tem interesse em saber como o útero se comporta durante todo o nosso ciclo é uma forma de aprender também as caracteristicas do próprio útero, principalmente para as que fazem o grafico da tb e ai aprendera e podera colocar as informações sobre o utero: fechado, duro, mole....São informações de outros foruns, junto com informações que eu encontrei também.
Vamos aprender a descobrir como esta seu próprio colo do útero. É claro que tudo o que se faz para controlar temperatura basal e outros sinais do corpo tem que ser feito com muito cuidado e higiene, como é o caso do uso do termômetro e a verificação do colo do útero. Então:

"Fazer este tipo de toque vai da responsabilidade de cada uma... é extrememente perigoso acontecer um aborto se for tocado de maneira incorrreta... se forem tocar toquem de maneira suave... se tiver unhas compridas nem pensar!

Para que eu possa controlar o meu periodo fértil e não fértil:


1) Com as mãos bem lavadas, coloque uma luva descartável (de preferência transparente, pra vc poder observar o muco cervical ao mesmo tempo). É aconselhável usar a luva para evitar infecções, pequenos cortes (por causa das unhas), e por razões higiênicas.

2) A melhor posição para observar a posição cervical, é meio agaixada/meio sentada.

3) Coloque o dedo indicador dentro da vagina, inserindo o mais alto que puder, até alcançar o colo do útero.

4) Observe a posição em que o colo está, a textura, e tb a abertura. 


 1 - mestruação
2 período infertil
3 - período fertil
2 - colo do útero baixo & seco
3 - colo do útero úmido & levado
4 - colo do útero alto & molhado - ovulação
5 - útero
6 - colo do útero
. o O - nivel de abertura do colo do útero
 

 Posição

- Baixo: vc não vai precisar inserir muito o dedo na vagina, logo vai encontrar o colo. Na posição baixa, vc vai conseguir sentir tb um pouco dos lados do colo.
- Médio: posição intermediária entre colo baixo e alto.
- Alto: nesta posição, o colo é mais difícil de tocar, pois está no topo da vagina. Muitas vezes só se consegue tocar a pontinha. outras vezes o colo está tão alto que nem se consegue tocá-lo.
 

Textura: 

- Firme: ao tocar o colo do útero, a sensação é de estar tocando a ponta do nariz.
- Médio: textura intermediária entre firme e macio/esponjoso.
- Macio ou esponjoso: ao tocar o colo, a sensação é de estar tocando o lábio.
 

Abertura: 

- Fechado: A sensação é de tocar a parede lisa do colo do útero.
- Médio: Abertura intermediária entre aberto e fechado.
- Aberto: A sensação é de estar tocando uma covinha, muitas veze bem pequena.

5) Retire o dedo da vagina, retire e descarte a luva.

Como interpretar estas informações:

Durante a menstruação, o colo normalmente está baixo e firme, e um pouco aberto, para o fluxo passar. A sensação é mesmo de estar tocando a ponta do nariz. Não é necessário observar a posição do colo durante a menstruação, até porque o objetivo é identificar a ovulação.

Após a menstruação, o colo se mantém baixo e firme, e a abertura do útero se mantém fechada.

Quando a ovulação está se aproximando, o colo vai ficando mais alto, perto do topo da vagina, e vai ficando cada vez mais macio, como a sensação de tocar o lábio. Isto significa que vc está entrando no período fértil. A posição mais fértil é quando o colo está alto, macio e aberto (para os espermatozóides poderem passar). Mas não se preocupe se a posição variar um pouco no período fértil, às veze a ovulação se atrasa por alguma razão e o colo sobe e desce um pouco antes de atingir a posição ideal. Vc pode tb observar o colo alto, macio e aberto durante vários dias. Lembre-se que vc tem que analisar o conjunto dos sinais de fertilidade.

Após a ovulação, o colo desce, ficando mais baixo, firme e fechado. Lembre-se que a abertura das mulheres que já deram a luz é sempre maior. Então, pode ser que vc não sinta que a abertura esteja tão fechada. Esta mudança após a ovulação pode acontecer imediatamente, ou depois de algumas horas, ou mesmo de alguns dias. Cada mulher é diferente.

Quando a gravidez acontece, o colo às vezes sobe, ficando alto, macio e fechado. Mas isto pode acontecer em épocas diferentes em mulheres diferentes. Observar a posição do colo pra identificar a gravidez não é uma coisa muito certa ou confiável. Apenas o teste de gravidez positivo ou o ultrasom podem confirmar a gravidez."


bjinhus ferteis pra todas...



Fonte:  http://pt.wikipedia.org , fóruns e blogs

71 Comentários

  1. Oi meu nome Rita,o medico disse que meu colo do utero esta mole,que eu posso ta gravida,mais eu fiz um teste de gravides deu negativo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entao fica tranquila e naga mesmo

      Excluir
    2. oie tou mestruada e tou sentindo meu útero inchado..mas nn sinto nem um sintomas de gravidez.posso ta gravida mestruada?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olha, minha mestruacao ta atrasada atrasada a uma semana, e tive relações com meu namorado e ele sentiu meu utero baixo, e eu tbm senti dor na penetração. O que é isso? posso estar gravida? ou é a mestruação que ta querendo vir? me ajudeeem! rs

    ResponderExcluir
  5. oi sou uma pessoa desesperada.... minha mestruaçao comecou na quinta feira passada mais parou no dia seguinte, na terça feira fiz o teste de farmacia e nao deu nada, só que agora meu utero esta muito baixo e sinto uma secreçao sair, parece que minha vagina esta inchada tambem o que sera que pode ser me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o colo do seu utero estiver molezinho pode estar gravida pois indica que houve fecundaçao o ideal e fazer o BHCG Beijos boa sorte

      Excluir
    2. Olá eu tive relações com o meu namorado, e meu ciclo é desregulado e eu tô ficando maluca já porém usamos camisinha e quando ele gozou, tirou em seguida, coisa de segundos mas geralmente minha menstruação vem entre o dia 15 e 20 e eu li que pode atrasar uns 15 dias e tal. Fiz o teste e consigo apalpar o útero mas acredito que esteje um pouco alto, duro e fechado.

      Excluir
  6. Olá, geralmente o colo do utero fica baixo quando esta para vir a mentruação, e alto quando estamos gravidas, mas não é uma regra pois cada mulher funciona de um jeito, mas se esta atrasada e bom que faça um teste de farmacia ou ate mesmo o Beta para ter certeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi meu nome e poliana quando meu colo do utero fica baixo e mole eu ja sei que vou mestrua mais agora eu tou muito preocupada quando aperto minha barriga ta um pouco dura tem um carocinha mais nao sinto nada sera que posso esta gravida eu vou fazer um teste de farmacia ate logo

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oii gente.. me ajudem por favor...... fiz um auto exame de apalpitação, e percebi que meu utero ta a é assim eu nunca fui regulada, mas dia 02/10 fiquei menstruada durante 5 dias. e coemçei a ter relações frequentes sem proteção. como disse fiz o exame e percebi que meu colo ta alto .. e tb sinto bem no fundo do canal da vagina tipo uma bexiguinha de ar .. bem molinha eu nao sei se isso é o colo... o que pode ser ? será que to gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode siim ser gravidez pois quando o colo do utero esta mole indica que houve ma fecundaçao o ideal eh fazer uma Beta HCG Meus Parabens

      Excluir
  9. Muito obrigada por este post, tinha muita curiosidade de aprender este metodo.não uso nenhum metodo contraceptivo, mas gosto conhecer meu ciclo.
    bjss

    ResponderExcluir
  10. Gostei sim deste fórum,quando estava gravida observei por várias vezes o colo do meu útero.Quando estamos grávida o colo do utero fica bem macio como de tocassem em uma espoja. E quando é a monstra fica bem duro. isto é verdade.

    ResponderExcluir
  11. Menina,boa noite.

    Estou atrasada 3 dias,e meu colo do utero esta bem alto,mais senti uma abertutinha.
    Estou com todos os sintomas de gravidez,sera q pode ser?
    Alguem me ajuda por favor...Eu quero muito um bb

    ResponderExcluir
  12. ME AJUDEM POR FAVOR...JA PROCUREI NA NET E NADA...SINTO CHUTES NA PARTE DE BAIXO DO MEU UTERO...MINHA ULTIMA MISS VEIO DIA 10 PAROU DIA 11 VOLTOU DIA 12 E PAROU DE VEZ DIA 13...ESTOU NAMORANDO TODA NOITE COM MEU MARIDO ALGUMAS VEZES COM CAMISINHA E TBM NAO...TBM ESTOU COM MUITAS IDAS AO BANHEIRO PRA FAZER XIXI 7 VEZES POR DIA..TA TENHO UM BEBE DE 15 MESES...QUEREMOS OUTRO...MAS NAO SEI OQUE E ESSES CHUTES DE BAIXO DO UTERO...AAA EU NAO SINTO DOR NENHUMA SO MESMO UMA LEVE COLICAS..ALGUMAS VEZES.....AGUARDO A RESPOSTA E DESDE JA MUITO OBRIGADA

    PARABENS LINDO ESSA PAGINA.

    ResponderExcluir
  13. oi meu nome é Leticia minha menstruação esta atrasada a 2 meses fui ou genecologista e ela fez o exame de toque em me e falou que meu utero estava alto e mando eu fazer a utra sonografia e o medico falou é ñ tó vendo gravidez aqui no seu utero seu utero estar limpo mas se vc estiver gravida esta nas trompas me ajudem estou desesperada é isso mesmo ou ainda ñ dar pra ver nada e eu estou gravida mesmo?

    ResponderExcluir
  14. oi minha mostra veio dia 22/12 e hoje ja e 15/01 e meu utero esta alto macio e meio fechado nao sei si estou gravida mais gostaria muito sendo q meu ciclo e de 22 dias

    ResponderExcluir
  15. Amei esse site... Nunca tive curiosidade em conhecer meu corpo, mas agora o conheço quase q perfeitamente... Muito obrigada por tê-lo criado! Foi o site q mais gostei!

    ResponderExcluir
  16. nossa adorei....

    ResponderExcluir
  17. Adorei a explicação, foi muito esclarecedora. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. oi meu utero esta alto e mole mais a mentruação atrasada 2 dias sera que é gravides

    ResponderExcluir
  19. faz um ano que nao tomo remedio e nao sei por que ainda nao fiquei gravida sera que sou estero estou preocupada

    ResponderExcluir
  20. a minha mentruaçao veio duas vez no mes porque deixei de usar ingesao perlutam mais
    n sei se conto se estar atrasada no primeiro dia que veio ou no segundo dia

    ResponderExcluir
  21. é verdade o colo fica baixo quando esta pra vir

    ResponderExcluir
  22. quando se esta gravida de poucas semanas, tem algum problema meu marido colocar o dedo dentro da minha vagina durante a transa, prejudica a gravidez podendo causar sangramento e abertura do colo do utero?

    ResponderExcluir
  23. O meu ta alto , duro e fechado . Oque significa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa que acabou de sair do periodo fertil '
      Como nao ha atrazo menstrual Nao eh gravidez naao flor

      Excluir
  24. olá minha última menstruação foi dia 22/04 nunca tinha atrasado então fiz um beta hcg deu positivo, tive um pouco de sangramento mas era marrom então fui na emergencia e a medica disse que o colo estar fechado mas meu utero estava durinho e pontudo o que isso quer dizer? por favor me ajudem posso não estar grávida é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente fui ao médico hoje e fiz um ultrasom transvaginal erealmente estou grávida de 6 semanas.

      Excluir
  25. olá sou nova aqui nos comentarios mais já acompanho vocês a muito tempo , meu problema é o seguinte minha mestruação vei dia 01 de junho e até o dia 07 de julho não havia chegado , senti todos os sintomas de gravidez seios doloridos bem sencivel dores leves no pé da barriga azia e os demais sintomas meu ciclo é de 28 dias exatos fiz o beta com apenas 5 semanas e deu negativo no dia 8 de julho acordei com sangramento como mestruação mesmo mais meu utero está alto e fechado tenho consulta nesta quinta feira minha preocupação é que eu sofri um aborto espontaneo há 6 meses e tenho medo de ser novamente o aborto repetido o que é sinal de preocupaçãoe eu quero muito ter meu bebe sou casada há 7 anos e nunca tive suspeita de nada e não uso nem hum metodo de evitar mais espero que não seje nada novamente qualquer novi eu retorno abraços meninas

    ResponderExcluir
  26. É a primeira vez q eu comento, mais sempre estou lendo, para tirar minhas duvidas, estou com medo pois tive relação sem camisinha dia 17 de agosto e logo no dia 18 tomei a pilula do dia seguinte, minha menstruação estava prevista pro dia 24 de agosto, mais hoje ja é dia 1 de setembro e ela não veio, to com medo, e mesmo fazendo este teste de utero alto, firme, aberto o fechado ainda tenho minhas duvidas. alguém me ajuda . por favoor '

    ResponderExcluir
  27. oi, adorei. sofre um aborto e alto me examinei senti como uma pontinha de nariz macia, que alivio, pois o medico queria q ficasse enternada e outro não, fiquei sem saber a quem obdecer mais agora fiquei tranquila.. uffa

    ResponderExcluir
  28. ei....meu colo do utero ta alto e macio, minha menstruação ta atrazada 6 dias...e sou treinante, será que agora aconteceu?....Orem por mim...obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar seja feita a vantade de Deus

      Excluir
  29. oi, meu nome é Kéli, bom eu gostaria de saber o seguinte:no dia 04/09/12 eu estava gravida de 6 sem e 4 dias, tive um pequeno sangramento sem dor, fui p o hospital, a medica disse que meu colo estava fechado, e que não havia sinal de aborto. Fiz um us, e a moça me disse que não havia sinal de gravidez e nem de restos embrionarios,agora eu não sei o que pensar, o meu colo esta baixo e fechado agora, e sai um muco. o que pode ser? obrigada

    ResponderExcluir
  30. ola o meu nome é nadia faz uns dias que eu to tendo asia molesa e tb o meus seios esta um pouco dolorido e a barriga está maior eu passei pelo medico ele fala que o meu utero é alto está durro sera que eu possa gravida

    ResponderExcluir
  31. Ola é meu nome é Janaina tenho 28 anos , e tbm avho que estou gravida pq meu utero está alto muito macio e fechado , e agora , já tem 7 dias que passou minha ovulação .

    ResponderExcluir
  32. Ola é meu nome é Janaina tenho 28 anos , e tbm avho que estou gravida pq meu utero está alto muito macio e fechado , e agora , já tem 7 dias que passou minha ovulação .

    ResponderExcluir
  33. Oi meu nome e Ivonete estou gravida,de 8 semanas ,fiz uma transvaginal a 4 dias e constatou meu uteri baixo tem possibilidade de ficar alto?tenho medo de perder meu bebe,oq faço?

    ResponderExcluir
  34. oi,tive um ciclo de 32 dias menstruei dia 20 de dezembro
    meu periodo fertil era pra ser a partir do dia 01 em diante edepois da menstruação tomei clomid não vi o muco cervical e venho fazendo o teste pelo utero mas ele manteve-se firme,baixo e fechado nao sei o que aonteceu me ajudem

    ResponderExcluir
  35. Oi, meninas minha mestruaçao era pra ter vindo este mes de janeiro, entao primeiro veio pouquinho marronzado passou somente um dia passou, depois de alguns dias começou a descer um pouco de sangue nada forte e nem suja a calcinha. Sinto muita azia, tontura mau-humor e muita dor de colica, fiz um teste de farmacia, mas deu negativo. O que eu faço meninas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espere uns dias pois pode ser um falso negaivo ou gravidez psicologica.

      Excluir
  36. ooi, quando toco no colo do mew útero a sensação que tenho é de pega numa covinha, se esta assim é pq não estou grávida certo ?

    ResponderExcluir
  37. Olá boa noite, eu mestruei dia 28.02 e passei mais de 10 dias mestruada, só que o fluxo diminuiu. logo depois tive relação, só q não sangrou na hora mais depois ao decorrer dos dias ficou vindo como um corrimento, mais só que se sangue escuro,e sempre que estava tendo relações sentia meu utéro baixo e dores nas penetraçães de meu parceiro. fiz o toq com o dedo e meu utéro esta baixo, e molhado como o lábio, o q séra?

    ResponderExcluir
  38. ola minha menstru esta atrasada a 4 dias ... nao uso remedios nem proteção... minha ultima menstru veio dia 22/02/2013... fiz o teste do colo do utero e senti ele alto no meio macio e em volta mole... será q estou gravida? to sentindo umas colicas de vez em quando no pé da barriga ... me ajudem

    ResponderExcluir
  39. Meu colo do útero está no pe da barriga isso pode ser a mestruacao.?

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. ola meu nome e marcia e primeira vez que comento bem,meu ciclo e bem regulado,era para minha mestruaçao vim no dia 12.07 ou seja esta atrasada,da ultima vez nao usei camisinha e estava em periodo fertil,meu ciclo e de 21 dias ou seja a ultima mestruaçao foi no dia 17.06 meu ultero esta bem alto,macio como labios e fechado sera que estou gravida sinto leves colicas a duas semanas com raridades quando fazia algum esforço,so q como a mestruaçao era para vim sinto leve colicas toda a manha.

    ResponderExcluir
  42. Oi tive relaçoes sexuas com o meu namorado e ele enfiou o dedo na minha vagina e disse que sentiu meu utero baixo e logo em seguida começou a sangrar...
    O que pode ser?
    menstruaçao?
    ou machucou ?
    apesar que a minha menstruaçao acabou so faz uma semana

    ResponderExcluir
  43. Olá poxa estou preocupada meu útero ta muito baixo mal coloco a ponta,do meu dedo e já sinto meu útero ele estar meio duro e como se sustivesse tocando numa esponja só que dura..faz 9 meses que tive bebé...minha menstruação veio dia 23 e parou dia 29 ..veio normal pq fico 7 dias...so que meu útero continuar muito baixo...oq podera ser?? Tenho muito medo...fico preocupada pq mal coloco a ponta do meu dedo e ja sinto...o que sera em??

    ResponderExcluir
  44. Minha menstruação vem todo mes dia 9,só mes passado que veio dia 11,dai fiz o teste do cotonete e ele saiu branco e umido,tbm fiz colo do utero,tive que colocar o dedo todo,mas consegui toca-lo.. oq pode ser?

    ResponderExcluir
  45. já estava 3 meses sem mestruar eu sinto como já estivesse mexendo so q agora to sangrando e sangue mesmo não tem cheiro de mestruaçao meu colo ta alto e macio sera que so um sangramento porque eu peguei pesso

    ResponderExcluir
  46. de acordo com o meu ciclo comum, estou prestes a menstruar, mas realizando o exame de toque do colo do útero, notei que elr esta alto e aberto, está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim flor ' significa que voce vai menstruar

      Excluir
  47. oi. me ajudem estou sentindo meu útero inchado desde quando minha ultima menstruação parou de descer dia 24/05/14 me ajudem estou achando que estou gravida!

    ResponderExcluir
  48. Olá, eu fiz o teste do utero, e ele ta baixo e durinho e tem um furinho no meio, oque pode ser ???

    ResponderExcluir
  49. Oi sou tentante a dois meses, e meu utero esta baixo , duro e tem um furo no meio, oque pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso significa que vc acabou de sair da ovulaçao'

      Excluir
  50. Gostei de tudo aqui explica muito bem

    ResponderExcluir
  51. Oi eu fiz o teste de farmacia e deu positivo ai eu fui no medico e ele fez o toki em mim ai ele falo que o meu utero ta fechado e grosso ,sera que eu posso ta mesmo gravida?

    ResponderExcluir
  52. Ola boa noite minha mestruaçao veio dois dias adiantada e ficou so um dia e meio e ate hoje sinto meu ventre inchado hoje toquei no meu utero eke ta baixo e ta macii e pontudo parece assim e to sentindo colicas

    ResponderExcluir
  53. Oi minha ultima mestruaçao desceu dia 13\06 ai quando foi dia 05\07 senti muita colica mesmo que chega chorei e so conseguia ficar deitada quando foi no outro dia desceu um poukinho de sangue pra min isso tudo eu sentindo dor de cabeça,dor nas costas,enjoou,tontura ai era pra descer no dia 13\07 mais ñ decseu quando foi dia 17/07 desceu mais meio que sangue misturado com agua fiz o teste do colo do utero esta alto mole e um poukinho aperto e ficou descendo 7 dias pra min um dia dessia muito, outro dia descia pouco e quando parou de descer parou de uma vez ñ ficou ingual das outras vezes que ficava melando a calçinha e achei estranho minha mestruaçao dura 9 ou 10 dias e ainda continuo sentindo os mesmo sintomas de gravidez mais fiz 2 teste deu negativo sera que tem chance deu estar gravida??

    ResponderExcluir
  54. Eu tenho 18 anos e Eu toquei o colo do utero e sentir um carocinho, ele está um pouco aberto e minha menstruação ainda n veio já faz 30 dias da última menstruação é n tem nenhuma chance de está grávida o que será que eu tenho ?

    ResponderExcluir
  55. Eu tenho 18 anos e Eu toquei o colo do utero e sentir um carocinho, ele está um pouco aberto e minha menstruação ainda n veio já faz 30 dias da última menstruação é n tem nenhuma chance de está grávida o que será que eu tenho ?

    ResponderExcluir
  56. Eu tenho 18 anos e Eu toquei o colo do utero e sentir um carocinho, ele está um pouco aberto e minha menstruação ainda n veio já faz 30 dias da última menstruação é n tem nenhuma chance de está grávida o que será que eu tenho ?

    ResponderExcluir

----10 anos de blog? U-A-U!! Já fui tentante, já estive gravidinha e hoje mamãe da Emily que já está com seus 9 anos.
--Já fomos Mamãe de Primeira Viagem 2010, já fomos Dona Mocinha. E hoje somos o que VOCÊ preferir.
--Seja bem vindx ao nosso mundo de muitos aprendizados e fique à vontade para comentar.

Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.